Diretora do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, explica a farmacodinâmica do Paracetamol ao UOL

São Paulo, 13 de fevereiro de 2020

O portal UOL publicou em sua coluna desta semana (9 a 16 de fevereiro) “Qual é o remédio - Um guia dos principais medicamentos que você usa” os principais aspectos sobre o Paracetamol.

Produzido pela jornalista Cristina Almeida, o texto faz um alerta sobre a importância de quem abusa do álcool evitar o medicamento, que combate febre e dor, mas que “é contraindicado para pessoas com insuficiência renal ou hepática, etilistas crônicos (pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool) —dado o seu alto poder de toxidade (hepatotoxicidade).”

O texto traz a participação da diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Danyelle Marini, que abordou a farmacodinâmica do medicamento:

“Quanto à farmacodinâmica, ou mecanismo de ação, ele age bloqueando os processos orgânicos que causam a dor e a febre (enzima COX2). "Geralmente, seu efeito se inicia entre 15 a 30 minutos após a ingestão, sendo que o pico do efeito se dará em 30 minutos e até 2 horas", esclarece Danyelle Cristine Marini, diretora do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia de São Paulo). "A duração desse efeito é de cerca de 3 a 4 horas", completa a farmacêutica.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.