Palestra destaca como engajar o paciente em tempos de hiperconectividade

 

São Paulo, 7 de janeiro de 2020.

O já tradicional Encontro Paulista de Farmacêuticos, evento organizado pelo CRF-SP, começa o ano com o tema “Mercado, tecnologia e pessoas: inovação para sua carreira”. Realizado dia 17 de janeiro, na Unip Vergueiro, na capital, o Encontro trará um panorama do mercado farmacêutico atual e futuro, do cuidado farmacêutico centrado na pessoa, além de outros assuntos.

Entre os destaques está a palestra do Dr. Divaldo Lyra Junior, coordenador do laboratório de ensino e pesquisa de Farmácia Social da Universidade Federal de Sergipe, que falará sobre as formas de engajar o paciente em tempos de hiperconectividade. Ou seja, como o farmacêutico pode atuar diante de um momento em que as pessoas cada vez mais têm acesso à informação, redes sociais e estão conectadas de diversas formas.

Dr. Divaldo ressalta que uma quantidade significativa de informações disponíveis não tem usabilidade, ou seja, não são suficientemente capazes de solucionar problemas e requerem a necessidade de triagem para que as pessoas se sintam mais seguras.

A palestra irá mostrar como o farmacêutico pode fazer essa triagem de modo a não desperdiçar o que existe, mas ao mesmo tempo ter maior clareza sobre o que é verdadeiro e o que pode ajudar as pessoas. “A ideia é que o farmacêutico atue nesse contexto por ser um profissional que está próximo à população e se torne referência para ajudar a selecionar e compreender melhor as informações relativas aos medicamentos e os cuidados em saúde.

Ele enfatiza ainda que o profissional pode facilitar essa compreensão e fazer com que o paciente se engaje no processo de autocuidado. “O autocuidado sem informações adequadas é extremamente perigoso, mas enquanto prática de saúde em que o paciente se engaja no processo ele é recomendado pela Organização Mundial de Saúde, OMS, e necessário. Nenhum sistema de saúde, de acordo com a OMS, é suficientemente capaz de resolver todos os problemas, então o paciente precisa se envolver e ter acesso à boas informações mediadas por profissionais de saúde. O farmacêutico está em uma posição estratégica para fazer esse tipo de ação”.

O Encontro também contará com a palestra da Dra. Lívia Barbosa que falará sobre cuidado farmacêutico centrado na pessoa, do Eduardo Rocha com um panorama do mercado farmacêutico no presente e futuro, do fotógrafo André François que  falará sobre a “Vocação em Cuidar: registros fotográficos da saúde e cuidados farmacêuticos ao redor do Brasil (Projeto Neo Química), além do psicólogo e coach, Bedsen Rocha, com a palestra “Estou no caminho certo? Do conflito pessoal à realização profissional”.

 

XX Encontro Paulista de Farmacêuticos

Data: 17/01/2020 (sexta-feira)

Horário: 8h30 às 17h45

Local: UNIP Vergueiro - Rua Vergueiro, 1211 - Aclimação, São Paulo

 

Acesse a programação completa e faça sua inscrição

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.