O fato serviu de ponto de partida para um estudo feito por uma equipe médica da Universidade Wake Forest, que realizou testes com o Vick VapoRub® em furões, pequenos mamíferos de corpo longo e delgado e cujo sistema respiratório seria semelhante ao dos humanos.

A opinião dos especialistas ouvidos pelos jornais que noticiaram o caso endossa a pesquisa da universidade norte-americana. Ou seja: o medicamento pode irritar as vias respiratórias, aumentar a produção de muco nasal (principalmente se utilizado dentro ou abaixo do nariz) e até causar dermatite quando aplicado sobre a pele. Tais efeitos podem ocorrer em pessoas de qualquer idade, mas são ainda mais potentes em crianças menores de 2 anos.

Em nota divulga à imprensa, a Procter & Gamble (fabricante do Vick VapoRub®) enfatizou a importância de o consumidor seguir as instruções de uso do produto conforme descritas na rotulagem. A nota afirma ainda que a empresa trabalha com agências reguladoras e entidades pediátricas para se certificar de que os pais seguem corretamente as instruções de uso.

Consumo seguro

Diretor-tesoureiro do CRF-SP, o dr. Pedro Menegasso reforça a necessidade de orientar o consumidor no ato da compra de qualquer medicamento.

“Do mais simples ao mais complexo, todos os medicamentos oferecem riscos se utilizados de forma inadequada. É importante que as informações sobre os riscos e alertas estejam na embalagem, de forma clara e precisa”, afirma dr. Pedro. “Na dúvida, a população deve pedir orientação profissional, seja do farmacêutico ou do médico, para consumir com segurança o medicamento prescrito”, finaliza.

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.