Osmologia – A Ciência dos odores será tema de um dos Simpósios do XX Congresso

 As técnicas de aplicação da lavanda estão entre os temas da palestra da Dra. Valéria AntunesAs técnicas de aplicação da lavanda estão entre os temas da palestra da Dra. Valéria Antunes

 

São Paulo, 30 de julho de 2019.

As áreas de Farmácia Estética e Cosmetologia também serão contempladas no XX Congresso Farmacêutico de São Paulo. Um dos destaques será o simpósio – Osmologia – A Ciência de todos os odores em que a farmacêutica Dra. Valéria Maria de Souza Antunes fará uma das apresentações.

Entre as questões a serem debatidas no Simpósio estão o que é osmologia? O que é odor? Comportamento, Indústria do cheiro, Aromaterapia x Aromacologia; além disso, informações sobre o Sistema Olfativo, Sistema Límbico, Neurociência do Olfato, Gatilhos Olfativos. Dra. Valéria, vice-presidente do Instituto de Osmologia e Óleos Essenciais, falará sobre as técnicas de aplicação: Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca e Ylang Ylang.

Ela destaca que o farmacêutico é o profissional mais qualificado, dentre os profissionais da saúde, para atuar com os óleos essenciais. “O farmacêutico é capaz de falar quimicamente sobre os óleos essenciais, pois conhece suas moléculas e pode repensar a atuação fisiológica e farmacológica dos óleos essenciais no organismo humano. Este conhecimento é chamado de Osmologia. A palestra pretende falar sobre os óleos essenciais citados Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca, Ylang Ylang. Vamos estudar suas propriedades na saúde e na estética, levar as comprovações científicas e ampliar o entendimento de atuação do farmacêutico com estes óleos”.

Segundo ela, apesar da área não ser específica do farmacêutico, o conhecimento osmológico pertence ao farmacêutico, profissional que atende aos quesitos de entendimento da química, da farmacologia e da fisiologia. “Ele pode atuar na sua prática profissional diária, dentro de farmácias, drogarias e no mercado magistral; na estética facial, corporal e, por que não citar, atuação na melhora psíquica e mental dos pacientes”.

Mercado promissor

“O mercado está em expansão porque o público está interessado pelo assunto. Este é o momento do farmacêutico osmólogo mostrar que o óleo essencial não é somente um "cheiro gostoso", mas um fitoquímico rico em compostos, muitos deles desconhecidos da pesquisa e da atuação fisiológica. No entanto, por ser um mercado novo, muitos aventureiros estão no mercado passando um conhecimento como se os óleos essenciais fossem somente um aroma que pode agradar o consumidor. Pretendemos neste curso, estimular os nossos colegas a entender a importância de analisar um óleo essencial pela suas propriedades químicas e bioquímicas, deixando de lado o empirismo e o achismo que cerca o tema”, diz Dra. Valéria.

Quem se interessar pela área é preciso gostar de química, fisiologia, farmacologia e, principalmente, de levar bem-estar e qualidade de vida aos seus pacientes. “Foi lançado no mercado a 1ª pós-graduação em Osmologia pela Faculdade FACEC, curso inédito no Brasil”.

Confira a programação completa do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, de 10 a 12 de outubro, e faça a sua inscrição: www.crfsp.org.br/congresso

 

11/10

15h50 às 18h/ Simpósio - Osmologia: A Ciência de todos os odores

Moderadora: Prof. Dra. Maira Jardim

• O que é osmologia? O que é odor? Comportamento, Indústria do cheiro, Aromaterapia x Aromacologia

• Sistema Olfativo, Sistema Límbico, Neurociência do Olfato, Gatilhos Olfativos

Técnicas de aplicação: Eucalipto, Lavanda, Laranja Doce, Melaleuca, Ylang Ylang 

 

Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

Farmacêutica formada pela Faculdade Oswaldo Cruz. Docente na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Farmacotécnica, Cosmetologia e Deontologia. Docente em várias pós-graduações da área de Estética, Farmácia Magistral, Cosmetologia, Tricologia e aplicação de Óleos Essenciais. Coordenadora da Pós-graduação em Osmologia da FACEC. Autora da Série Ativos Dermatológicos volumes 1-9 e volume 10; Formulário Ativos Dermatológicos e A Farmacologia do Suplemento. Vice-presidente do Instituto de Osmologia e Óleos Essenciais. Editora do Brazilian Journal of Natural Sciences.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.