Às vésperas de completar um ano de implantação, novo atendimento eletrônico do CRF-SP, E-Cat, já soma 245.315 acessos

São Paulo, 19 de julho de 2019

Vivemos numa nova época em que as pessoas querem resolver suas questões do dia-a-dia de uma forma muito simples e ágil, melhor ainda se puder ser feito pelo celular. Atento a isso, o CRF-SP passou a oferecer aos farmacêuticos, desde agosto de 2018, uma nova plataforma de serviços eletrônicos totalmente reformulada para os farmacêuticos e empresas do setor, o E-Cat (Cadastro de Atendimento Eletrônico). Uma das principais mudanças foi a implantação da tecnologia responsiva, que permitiu que o ambiente passasse a ser acessado facilmente por dispositivos móveis, como tablets e celulares.  O resultado dessa mudança pode ser quantificado em números: foram 245.315 acessos desde a implantação.

A tecnologia responsiva permite que a tela do E-Cat se adapte aos dispositivos móveis, facilitando o acesso em qualquer lugar. O layout do sistema também foi redesenhado para se tornar mais claro, objetivo e intuitivo.  Além disso ficou mais fácil para o usuário se cadastrar e logar, já que podem ser utilizados os números do CPF ou CNPJ.

Todas as funcionalidades que existiam no antigo Atendimento Eletrônico foram revistas e reformuladas para aumentar a praticidade, agilidade e segurança dos dados. Além disso, muitos novos serviços foram implantados (veja lista abaixo), como emissão da segunda via de Certidão de Regularidade, renovação de Certidão de Regularidade com alterações de horários, certidão negativa de débitos, baixa de responsabilidade técnica/farmacêutico substituto e declaração de vínculos.

Para a Gerente do Departamento de Atendimento do CRF-SP, Dra. Silmara Alves Bonetti, o atendimento eletrônico foi planejado para simplificar e oferecer mais acessibilidade ao usuário. “Com este novo recurso de Tecnologia da Informação é possível solicitar serviços ao CRF-SP de qualquer lugar, desde que haja conexão à internet. Os ganhos vão além. A agilidade na tramitação dos processos aumentou muito, pois não depende do transporte dos documentos para a Sede. Importante salientar também a contribuição com o meio ambiente, pois tudo é feito de forma eletrônica”, afirma.

Lista de serviços que podem ser realizadas por meio do Atendimento Eletrônico:

Baixa de Responsável Técnico ou Farmacêutico Substituto;

Certidão Negativa de Débitos;

Comunicado de ausência;

Comunicado de baixa responsabilidade técnica / farmacêutico substituto;

Comunicado de baixa de outros vínculos exceto responsabilidade técnica /farmacêutico substituto;

Consulta de débitos e impressão de boletos;

Consulta e alteração de dados cadastrais de empresas e profissionais inscritos;

Consulta do andamento e impressão de protocolos feitos pelo atendimento eletrônico;

Consulta de termos eletrônicos de fiscalização;

Consulta de vínculos profissionais perante o CRF-SP;

Declaração de Vínculos (exceto responsabilidade técnica, farmacêutico substituto e folguista);

Impressão de certificado de participação em cursos oferecidos pelo CRF-SP;

Impressão de declaração com listagem dos cursos oferecidos pelo CRF-SP em que o profissional participou, com data e carga horária;

Inscrições em Eventos;

Renovação de Certidão de Regularidade (CR) com ou sem alterações de horários;

Solicitação de segunda via da Certidão de Regularidade (CR).

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP