Confira na íntegra entrevista com o Prof. Dr. Leoberto Costa Tavares

 

 

São Paulo, 19 de julho de 2019.

Presidente da Comissão Executiva do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, Prof. Dr. Leoberto Costa Tavares é doutor em Fármacos e Medicamentos pela Universidade de São Paulo e professor titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da mesma universidade, desde 1986.

Prof. Leoberto conversou com o portal do CRF-SP para trazer as novidades da edição de um dos maiores congressos da área da América Latina. Além disso, ele aponta a aplicabilidade das experiências do congresso para o dia a dia do profissional, seja em relação ao mercado de trabalho, seja no mundo acadêmico. Também destaca a programação científica e conta um pouco sobre os bastidores do evento, como a escolha pelo tema Inovação em Produtos e Serviços Farmacêuticos. (Por Monica Neri)

- O que o profissional pode esperar do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo?

Estamos formatando um congresso alinhado com as atuais tendências de atuação do farmacêutico e buscando atender aos anseios técnicos, científicos e de mercado destes profissionais. Tendo como tema Inovação em Produtos e Serviços Farmacêuticos, preparamos uma estrutura de congresso norteada pelo que há de mais atual e inovador em produtos e serviços farmacêuticos, abordando temas que se dividem em 14 grandes áreas, abrangendo todo o espectro de atividades do farmacêutico e, em cada uma delas, focamos o que há de mais novo e mais importante e, em áreas mais aplicadas, enfatizando os aspectos mais práticos e de aplicação imediata.

Essa é vigésima edição do congresso e, além dos aspectos científicos característicos de um congresso desse porte, contempla também os aspectos práticos do dia a dia do farmacêutico, com palestras, fóruns de discussão, mesas-redondas e oficinas que se voltam para prática da atividade farmacêutica em seus diferentes campos de atuação.

Tomamos o cuidado de pesquisar os temas mais atuais e proeminentes de nossa profissão, buscando essas informações junto a especialistas, às Comissões Assessoras do CRFSP, às entidades de classe e a profissionais das diferentes áreas de atuação de nossa profissão e, com esse diagnóstico, pudemos preparar um congresso que considero um dos melhores de nossa área e que certamente atenderá aos anseios dos farmacêuticos.

Sendo assim, temos a expectativa de que os nossos congressistas saiam com uma bagagem de informações que possa ser aplicada a sua rotina de trabalho ou, no mínimo, que saiam com um conjunto de informações técnico-científicas que possibilite o seu desenvolvimento e, consequentemente, melhore ou facilite sua atuação profissional.

- Como se deu a escolha em abordar as inovações em produtos e serviços farmacêuticos?

O curso de Farmácia é o único na área de saúde que detém duas vertentes que se inter-relacionam, mas que se identificam de forma individualizada, que são a vertente de produtos e a vertente de serviços. Em função da recente ampliação do espectro de atuação da função do farmacêutico, a exemplo da Farmácia Clínica e Farmácia Estética, na vertente dos serviços, e do flagrante avanço das novas tecnologias aplicadas às ciências farmacêuticas, como a biotecnologia e nanotecnologia, na vertente dos produtos, deflagrou-se, com clareza, a necessidade de abordar essas duas vertentes em seus aspectos mais inovadores e, assim, optamos pelo tema Inovação em Produtos e Serviços Farmacêuticos, buscando abranger o que há mais novo e mais importante nestas duas vertentes que compõem a atuação do farmacêutico atual.

- Qual a importância da participação para o dia a dia profissional ou acadêmico do farmacêutico?

Neste Congresso vamos abordar o que há de mais novo em termos de ciência e tecnologia, mas também o que há de novo e aplicável à rotina de trabalho do farmacêutico em seu dia a dia. Queremos atender ao farmacêutico cientista e ao farmacêutico que está no mercado de trabalho, seja em uma indústria farmacêutica, de alimentos, de cosmético ou domissaneantes, seja no setor de logística, seja em farmácia com ou sem manipulação, seja em hospital ou clínica, enfim, em todas as áreas de atuação de nossa profissão, aos que estão vinculados ao setor acadêmico e também àqueles que já não estejam mais. Para esses queremos oferecer a oportunidade de se atualizar e interagir com seus colegas, em um ambiente que os coloquem como foco de nossa atenção e esperamos, com isso, atender a todos os segmentos.

- Quais são os destaques da programação e as principais novidades que serão apresentadas durante o Congresso?

Um dos destaques desta edição do Congresso é a Conversa com Mestre, uma forma de aproximação de interessados em um determinado assunto com especialistas e isso se dará através de uma conversa deste com o público interessado de maneira informal e interativa. As Conversas com o Mestre ocorrerão em todas as 14 áreas abordadas, considerando temas de destaque em cada uma das 14 áreas, e acreditamos que essa modalidade será um sucesso em termos de troca de informações entre os interessados e os especialistas.

Destacamos também a modalidade Cases de Sucesso, que é uma forma de apresentação, em pôster, de aplicações exitosas nas atividades do dia a dia do profissional e que não se enquadra na categoria de trabalho científico, atendendo aos farmacêuticos não vinculados ao setor acadêmico, mas que também são inovadores e querem compartilhar suas experiências. A categoria Cases de Sucesso se adicionará às 14 áreas de atuação que terão, em cada uma delas, os trabalhos científicos apresentados em formato de pôster, que serão avaliados por especialistas de cada área, e os melhores serão premiados. Os trabalhos científicos serão publicados em edição especial do Brazilian Journal of Pharmaceuical Science, uma revista de circulação internacional publicada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, e os Cases de Sucesso serão publicados em encarte especial da Revista do Farmacêutico que é editada pelo CRF-SP.

- O profissional poderá aplicar o conhecimento adquirido no Congresso em sua atuação profissional?

Essa é a nossa expectativa. Além de contemplar o aspecto científico, o XX Congresso Farmacêutico de São Paulo terá foco no farmacêutico que está no mercado de trabalho, trazendo o que há de mais recente e mais aplicável nos os diferentes segmentos de atuação.

Juntamente com o Congresso teremos a Expofar 2019, uma feira que trará os mais recentes avanços em produtos e serviços relacionados às atividades farmacêuticas, sejam equipamentos, softwares, métodos e outros que atendem às necessidades dos diferentes segmentos de atuação, seja no setor industrial, na farmácia comercial, na Farmácia Clínica, na Farmácia Homeopática, Farmácia Estética, na logística, nas Análises Clínicas e nas demais áreas de atuação do farmacêutico. Essa feira é muito interessante e nesta edição do Congresso pretendemos aproximar os farmacêuticos dos fornecedores de bens e serviços, o que certamente resultará em benefícios mútuos. Todos os estandes já foram alocados e estamos certos de que a Expofar 2019 será um grande sucesso.

Com as recentes mudanças no espectro de ação e modo de atuação profissional do farmacêutico, há necessidade de aproximação e atualização de nossos profissionais que, por qualquer razão estejam mais afastados do foco dessas discussões, e é para esses que estamos preparando formas de abordagem dos principais aspectos que estão em evidência e que certamente entram na pauta do cotidiano desses profissionais. 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.