CRF-SP firma parceria que disponibiliza gratuitamente aos farmacêuticos paulistas plataforma digital para consulta de prescrições eletrônicas

Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Alessandro Bossan (diretor de inteligência estratégica da NextCorp); Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP) e Marcelo Ferraz (CEO da NextCorp)Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP); Alessandro Bossan (diretor de inteligência estratégica da NextCorp); Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP) e Marcelo Ferraz (CEO da NextCorp)

São Paulo, 3 de julho de 2019.

O CRF-SP firmou nesta terça-feira, 2 de julho, termo de parceria com uma empresa especializada em tecnologias voltadas para saúde para disponibilizar, nos próximos dias, uma plataforma que permite aos farmacêuticos terem acesso às prescrições médicas de forma eletrônica, pelo site ou pelo celular. O acesso à plataforma será gratuito para os farmacêuticos inscritos no CRF-SP.

O objetivo é facilitar o entendimento no ato da dispensação, conferindo mais segurança tanto ao farmacêutico como ao profissional prescritor, mas, sobretudo, ao paciente que faz uso de medicamentos.

A iniciativa é inédita no Brasil e surgiu após o CRF-SP realizar um chamamento público para esta parceria, sendo a contemplada a empresa NextCorp, idealizadora do sistema Sibrafar, já implementado em municípios paulistas, como Votuporanga e Olímpia (em fase final de implantação), interior do Estado, onde médicos e farmacêuticos passaram a integrar o sistema, com adesão de 100% das farmácias.

Por meio desse sistema, é possível acessar receitas emitidas por médicos de forma eletrônica e assinadas por certificado digital, por qualquer sistema ou plataforma, criando um modelo padrão de recebimento das receitas eletrônicas. Dentre os benefícios já colhidos com a experiência em Votuporanga, onde já foram emitidas quase 4 mil prescrições eletrônicas, estão o aumento na segurança na dispensação, diminuição de problemas com prescrições ilegíveis e receituários falsificados, redução na duplicidade de receitas, entre outros.

Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, as prescrições ilegíveis sempre foram motivo de preocupação para a categoria que frequentemente relata dificuldades de interpretar o que está escrito em alguns receituários médicos, gerando grande insegurança na hora de fazer a dispensação.

“Em 2018 fizemos uma campanha em parceria com o Cremesp contra prescrições ilegíveis e fomos muito bem-sucedidos (clique aqui para mais informações). Agora, com esta iniciativa inédita, estamos dando um passo à frente no sentido de mudar a forma de trabalho com as tecnologias que estão no mercado e que estão trazendo novas possibilidades tanto aos médicos como também aos farmacêuticos”, afirmou.

Também presente na cerimônia de assinatura da parceria, o diretor de inteligência estratégica da NextCorp, Alessandro Bossan, disse que o maior beneficiado é a própria população que passa a contar com um sistema que unifica o prontuário médico, permitindo que suas necessidades sejam compreendidas de ponta a ponta.

“O Brasil está avançando muito em relação a isso, quando unificamos o prontuário, unificamos a prescrição e dispensação, e passamos a ter um mapa mais preciso sobre a saúde do cidadão. Existe o ganho social e econômico, pois é possível ter controle sobre o consumo, previsibilidade sobre a compra e, com isso, diminuo o desperdício na cadeia da saúde”, afirmou o executivo da NextCorp.

Outro município que em breve disponibilizará na rede pública a plataforma Sibrafar é Olímpia, também no interior. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Dr. Marcos Pagliuco, que é farmacêutico e acompanhou a assinatura da parceria com o CRF-SP, a expectativa é que o serviço propicie não só economia, mas, sobretudo, segurança ao médico e ao farmacêutico. “Para quem, como eu, já atuou no balcão da farmácia, é fácil compreender a grandiosidade deste projeto que é motivo de orgulho para toda a profissão farmacêutica”.

A implementação do sistema Sibrafar no portal do CRF-SP deve passar para ajustes técnicos e será disponibilizada em breve. Quando estiver disponível, o serviço será amplamente divulgado nos canais de notícias do Conselho. Fique atento neste portal e nas redes sociais.

Arison Siqueira (diretor comercial da MedSystem); Alessandro Bossan (diretor de inteligência estratégica da NextCorp); Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); Marcelo Ferraz (CEO da NextCorp); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) e Dr. Marcos Pagliuco (farmacêutico e secretário de Saúde de Olímpia)Arison Siqueira (diretor comercial da MedSystem); Alessandro Bossan (diretor de inteligência estratégica da NextCorp); Dr. Marcos Machado (presidente do CRF-SP); Marcelo Ferraz (CEO da NextCorp); Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira do CRF-SP) e Dr. Marcos Pagliuco (farmacêutico e secretário de Saúde de Olímpia)

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP