Farmacêuticos e cirurgiões dentistas debatem sobre prescrição e dispensação de medicamentos

 

Dr. Ben Hur Zambello, delegado do Crosp Piracicaba, Dr. Nilden Cardoso,  assessor da presidência do Crosp, Dr. Sidney Neves, representante do Crosp e Dra. Daniela Veríssimo, coordenadora do Departamento de Orientação do CRF-SPDr. Ben Hur Zambello, delegado do Crosp Piracicaba, Dr. Nilden Cardoso,  assessor da presidência do Crosp, Dr. Sidney Neves, representante do Crosp e Dra. Daniela Veríssimo, coordenadora do Departamento de Orientação do CRF-SP

São Paulo, 27 de junho de 2019

Cerca de 60 farmacêuticos e cirurgiões dentistas reuniram-se no auditório da Uniodonto, em Piracicaba, na quarta-feira, 26/06, para discussão sobre prescrição e dispensação de medicamentos utilizados em Odontologia. O evento elaborado em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Estado de São Paulo (Crosp) contou com uma mesa-redonda que foi fundamental para alinhar situações que geram dúvidas aos profissionais e que impactam no uso racional dos medicamentos em Odontologia, além de contribuir para aproximar os profissionais e ampliar o relacionamento harmonioso com foco no benefício aos pacientes.

Dra. Luciana Canetto, secretária-geral do CRF-SPDra. Luciana Canetto, secretária-geral do CRF-SP

Representando o CRF-SP, a secretária-geral, Dra. Luciana Canetto, destacou a importância do encontro. "A parceria entre o CRF-SP e o Crosp visa a segurança na farmacoterapia utilizada em Odontologia, no sentido de garantir que a maior beneficiada seja a população assistida. Essa ação ultrapassa os limites da prescrição e se concretiza como um exemplo de colaboração entre o farmacêutico e o cirurgião-dentista para melhor atender as necessidades da nossa sociedade".

Plateia formada por cirurgiões dentistas e farmacêuticosPlateia formada por cirurgiões dentistas e farmacêuticos

O evento também contou com a delegada regional de Piracicaba, Dra. Claudia Cairas e da delegada adjunta Dra. Daniela Masson. A coordenadora do departamento de Orientação do CRF-SP, Dra. Daniela Veríssimo, apresentou aos participantes o âmbito de atuação do farmacêutico na dispensação, a importância de a prescrição conter todas as informações obrigatórias preconizadas pela legislação para que a dispensação possa ocorrer, conduta que o farmacêutico deve adotar em caso de dúvidas na avaliação do receituário, além de abordar a importância da adequada comunicação na equipe multiprofissional.

Dra. Daniela Veríssimo, coordenadora do Departamento de Orientação do CRF-SP, Dra. Claudia Caires, delegada regional de Piracicaba, Dr. Sidney Neves, representante do Crosp e Dra. Daniela Masson, delegada adjunta de Piracicaba Dra. Daniela Veríssimo, coordenadora do Departamento de Orientação do CRF-SP, Dra. Claudia Caires, delegada regional de Piracicaba, Dr. Sidney Neves, representante do Crosp e Dra. Daniela Masson, delegada adjunta de Piracicaba

Já Dr. Sidney das Neves, membro da Câmara Técnica de Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofaciais do Crosp, ressaltou as especificidades e características diferenciadas das mais de 20 especialidades da Odontologia, além de enfatizar sobre as situações que podem ocorrer em relação à prescrição de medicamentos.

Os palestrantes Dra. Daniela Veríssimo e Dr. Sidney NevesOs palestrantes Dra. Daniela Veríssimo e Dr. Sidney Neves

Em 2017 ocorreu o lançamento do “Manual de Orientação: Prescrição e dispensação de medicamentos utilizados em Odontologia”, uma parceria entre o CRF-SP e o Crosp. Em janeiro de 2018 o mesmo material foi lançado para os cirurgiões dentistas no 36º Ciosp. A publicação está disponível na íntegra no portal do CRF-SP, para acessá-la clique aqui.

Parte dos farmacêuticos que participaram do debate em PiracicabaParte dos farmacêuticos que participaram do debate em Piracicaba

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.