Farmacêuticos lançam livro sobre Farmácia magistral veterinária

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e os autores Dra. Camila Moroti Gabardo, Dra. Renata D´aquino Faria Piazera e Dr. Luiz CavalcanteO presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e os autores Dra. Camila Moroti Gabardo, Dra. Renata D´aquino Faria Piazera e Dr. Luiz Cavalcante

São Paulo, 12 de abril de 2019.

Um dia antes do início da Pharma Share, evento voltado ao setor magistral, que acontece em Campinas, houve o lançamento do livro “Manual da Farmácia Magistral Veterinária”, dos autores farmacêuticos Dra. Camila Moroti Gabardo, Dra. Renata D´Aquino Faria Piazera e Dr. Luiz Cavalcante.

O CRF-SP prestigiou o lançamento, representado pelo presidente, Dr. Marcos Machado, que parabenizo os autores pela iniciativa pioneira e que vai fortalecer a área magistral veterinária.

O livro é o primeiro compilado sobre o assunto e a ideia de lançá-lo surgiu quando dois dos autores Dra. Camila e Dr. Luiz estavam em um treinamento e foram questionados sobre a indicações de literaturas da área. “Foi aí que percebemos que não existia uma completa, compilada, mas várias sobre diversos assuntos. A ideia nasceu dentro do carro, escrevemos os capítulos no celular e fomos delineando. Quatro anos se passaram e ano passado retomamos esse projeto, após compilarmos informações, o livro está feito, mas não está perfeito, ainda vamos aprimorar, apesar disso, já é um grande passo”, destacou Dra. Camila, que atua há anos no setor magistral.

Livro é o primeiro compilado sobre a área magistral veterinária Livro é o primeiro compilado sobre a área magistral veterinária

Dra. Camila ressaltou também que os farmacêuticos não adquirem conhecimento de fisiologia animal, de medicamentos para uso veterinário na graduação. “Quem vai atuar no mercado magistral veterinário precisa conhecer as particularidades do animal para que possa formular com segurança e esse medicamento ser eficaz. As características de pele, características hidrogeniônica, já que o pH da pele é diferente, alguns animais tem o metabolismo distinto, muitos medicamentos de uso humano não podem ser utilizados em animais. O farmacêutico para atuar nessa área precisa estar preparado para formular e esse livro vem para suprir essa necessidade, já que traz desde o processo de montagem da farmácia, fala um pouco sobre mercado, até como o farmacêutico vai atuar avaliando a prescrição, tem 100 páginas só sobre dose de medicamentos e indicação, compilamos informações das principais literaturas veterinárias o medicamento, a indicação, a dose para cão e para gato, colocamos de onde foi extraída essa referência para que o farmacêutico possa fazer a avaliação da prescrição, interações medicamentosas, indicações com medicamentos que devem ser utilizados com cautela para gestante, lactante, falamos dos veículos como cápsulas, pasta, biscoito, cosméticos, aspectos legais em relação à proibições, medicamentos controlados e fechamos o livro com um capítulo sobre visitação veterinária”.

Dr. Luiz Cavalcante, Dra. Camila Moroti, Dr. Marcos Machado e Dra. Renata D´aquino Faria PiazeraDr. Luiz Cavalcante, Dra. Camila Moroti, Dr. Marcos Machado e Dra. Renata D´aquino Faria Piazera

Mercado interessante ao farmacêutico

Dra. Camila também destacou que o livro vai direcionar o farmacêutico que quer atuar nesse mercado, ele é interessante para o farmacêutico que trabalha com farmácia de manipulação e quer iniciar na área veterinária, como quem já atua e para o estudante porque é um nicho em ascensão e há poucos profissionais capacitados.

“As vantagens do medicamento manipulado estão na personalização, na manipulação veterinária ela é mais interessante ainda por questão de dose, já que na maioria das vezes as doses de medicamentos para animais é por kg de peso, fica muito complicado administrar medicamentos industrializados porque existem animais de diversos tamanhos e o veterinário acaba optando pela partição de comprimidos, como farmacêuticos sabemos que é um hábito que não garante a dose do medicamento, pode prejudicar a liberação, pode administrar uma dose em excesso, pode ser tóxico, a vantagem mais importante é a adequação da dose, depois temos as associações, os formatos inovadores, é possível manipular um medicamento em biscoito, em strip oral, em pasta, então temos vários formatos que favorecem a adesão ao tratamento, as vezes o tutor não consegue medicar o animal, e a manipulação veterinária é uma facilitadora, quando o tutor medica um animal sem resistência, sem arranhões, mordidas acaba aderindo melhor ao tratamento e obtém mais sucesso terapêutico”. Não está perfeito, mas está feito, vamos evoluir. Ainda quero incluir muitas coisas, mas foi um passo importante não só para a gente, quero fazer com que outras pessoas olhem mais para esse mercado e comecem a se dedicar mais”, disse Dra. Camila.

Dra. Simone Tavares, Anfarmag, Dr. Marcos Machado, CRF-SP, Dr. Vagner Miguel, Anfarmag e Dra. Lucia Pinto, AnfarmagDra. Simone Tavares, Anfarmag, Dr. Marcos Machado, CRF-SP, Dr. Vagner Miguel, Anfarmag e Dra. Lucia Pinto, Anfarmag

Dr. Luis Cavalcante, um dos autores também destaca as vantagens do livro. “É o primeiro lançado na área de farmácia magistral aplicado à veterinária, o colega que tem sua farmácia, que manipula medicamentos veterinários ou de uso humano vai se valer de uma obra que traz não só formulações, mas legislação, parte histórica, o que pode e o que não pode ser administrado aos animais, principalmente gatos que têm restrições muito grandes de medicamentos”.

Dr. Luiz Cavalcante e Dr. Marcos MachadoDr. Luiz Cavalcante e Dr. Marcos Machado

Os autores

Camila Moroti Gabardo

Graduada em Farmácia pela Universidade Norte do Paraná - Unopar. Possui diversos cursos no segmento magistral, incluindo legislação farmacêutica, gestão da qualidade, marketing, gestão de pessoas e desenvolvimento de produtos. Foi sócia de farmácia de manipulação veterinária. Proprietária da Pharma Consult, atua como consultora no segmento de manipulação veterinária. Docente do módulo de Manipulação Veterinária do curso de Pós-graduação em manipulação magistral alopática. Palestrante de cursos presenciais e em vídeo para congressos, seminários, workshops e eventos.

Renata D'Aquino Faria Piazera

Farmacêutica e Bioquímica com habilitação em Tecnologia de Alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Fundadora da rede de franquias de Farmácia de Manipulação Veterinária Fórmula Animal. Especialização em Manipulação de Produtos Estéreis e Manipulação Veterinária pela LP3 Network – Aventura/FL –EUA.

Luiz Cavalcante

Graduado em Farmácia e Bioquímica pela Faculdade de Farmácia e Odontologia da USP - Ribeirão Preto. Especializado em Farmácia Hospitalar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua na área de Manipulação Magistral desde 1986. Foi ministrante dos cursos de manipulação magistral da Racine de 1992-1997. É consultor na área de manipulação magistral humana e veterinária.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.