Campanha Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya ocorre em mais seis municipios

 

São Paulo, 25 de março de 2019.

Pelo terceiro fim de semana consecutivo, voluntários do CRF-SP orientaram a população em seis locais do Estado pela campanha “Farmacêuticos contra a dengue, zika e chikungunya”. Desta vez, os locais foram as cidades de Adamantina, Birigui, Osasco, São Bernardo do Campo, São Paulo, Santos e a capital, São Paulo. A ação já levou orientações a mais de 4,3 mil pessoas. 

No último fim de semana, cerca de 1,3 mil pessoas receberam orientações diversas sobre os cuidados com as três doenças, formas de prevenção e responsabilidade no consumo de medicamentos como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, assim como outros anti-inflamatórios não esteroidais que não podem ser utilizados em casos suspeitos da doença, pois podem causar hemorragia e levar à morte.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, prestigiou a ação em São Bernardo e reafirmou a importância de os farmacêuticos participarem de ações de prevenção dessas doenças. "O farmacêutico é o profissional de saúde mais acessível à população, já que está sempre disponível nas farmácias. É um profissional capacitado para identificar possíveis sinais e sintomas das doenças, orientar o paciente e o encaminhá-lo para os serviços de saúde para receber o atendimento adequado e assim evitar possíveis complicações para a saúde do paciente".

São Bernardo do Campo (Seccional Santo André)

No Grande ABC, a ação ocorreu no sábado (23) no Carrefour da avenida Senador Vergueiro, região central de São Bernardo, e resultou em 700 orientações sobre a epidemia da dengue, zika e chikungunya. Os atendimentos foram realizados por cinco farmacêuticos com o apoio de dez acadêmicos de Farmácia da faculdade Anhanguera.

A Anhanguera foi parceira na ação com a distribuição de amostras de repelentes naturais de citronela produzidos pelos alunos, sob supervisão da Prof.ª Tatiana Fontes. Outra parceira foi a rede de drogarias Carrefour, que cedeu espaço e ajudou na estrutura, conforme detalhou o delegado regional da Seccional Santo André do CRF-SP, Dr. Franklin Gomes Pio.

“O trabalho realizado em São Bernardo foi de extrema importância para conscientizar a população sobre os riscos da epidemia de dengue, zika e chikungunya, além de levar informações às pessoas sobre as formas de prevenção. Em nome do CRF-SP, agradeço a cada um dos voluntários que trabalharam na ação, e da parceria com a Faculdade Anhanguera e a rede Carrefour, que muitos nos ajudaram”, disse o farmacêutico.

Ação foi realizada no Carrefour da avenida Senador Vergueiro, região central de São BernardoAção foi realizada no Carrefour da avenida Senador Vergueiro, região central de São Bernardo

 

Birigui (Seccional de Araçatuba)

A Seccional de Araçatuba do CRF-SP voltou a promover a ação na região, desta vez em Birigui, no domingo (24), sob responsabilidade da farmacêutica, Dra. Cassia Hispagnol, que orientou o público em uma farmácia local. Ao todo foram 100 pessoas atendidas.

A farmacêutica alertou a população para que fique atenta aos focos do mosquito e aos cuidados no dia a dia para preveni-los. “Estamos vivendo um aumento gradativo de casos confirmados de dengue, zika e chikungunya em todo o Estado. Infelizmente com alguns casos confirmados de óbitos, inclusive em minha cidade. Isso porque algumas pessoas não estão fazendo o dever de casa, que é manter limpo o espaço em que vivem. É triste, mas é uma realidade, estamos perdendo vidas para o descaso porque o mosquito está fazendo, e muito bem, o papel dele”.

Dra. Cassia ainda ressaltou o papel de farmacêutico na luta contra a dengue, zika e chikungunya: “Por ser um profissional ligado à saúde e bem-estar das pessoas, o farmacêutico tem um papel fundamental junto à população, de forma coletiva ou individual, intensificando de forma orientativa nessas campanhas. O trabalho voluntário é um dever de todos nós, um compromisso com a vida dos outros e também com a nossa consciência. Ser farmacêutico para mim é ir além da função, é levar conhecimento e educar as pessoas para um mundo sempre melhor”.

Os atendimentos em Birigui se concentraram em uma drogaria do municípioOs atendimentos em Birigui se concentraram em uma drogaria do município

 

Adamantina

A população de Adamantina foi orientada em frente ao anfiteatro da biblioteca municipal, Centro, onde os voluntários também realizaram uma palestra sobre a dengue, zika e chikungunya. Participaram da ação seis farmacêuticos, com o apoio de acadêmicos de Farmácia.

Na avaliação do delegado regional da Seccional de Adamantina, Dr. Valter Dias, é alarmante o crescente número de casos de dengue e das outras infecções virais em nível nacional. Em 2018, o município registrou nove casos da doença, enquanto que neste ano, somente até o mês de março, foram confirmados 42, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. “Ou seja, ações como essa são de caráter emergencial para o controle dos vetores e educação em saúde. Durante a palestra pude notar que ações simples como na prevenção de propiciar ambiente para o desenvolvimento dos mosquitos eram desconhecidas pela população. E que falar dos sinais e sintomas foram de extrema importância, com o objetivo de alertar a população sobre quando procurar assistência médica e/ou farmacêutica”.

Para o delegado regional, a ação foi fator determinante para esclarecer dúvidas como: quais sintomas são evidentes e que podem ser suspeitas de dengue e das outras doenças, quais medicamentos não utilizar em hipótese nenhuma, em quais situações pode-se utilizar medicamentos, entre outras dúvidas.

“Trata-se de uma preocupação nacional, e não só os farmacêuticos, mas os demais profissionais da saúde devem contribuir para educação em saúde. Foi gratificante ver uma pequena parcela da sociedade participar dessa ação e tenho certeza de que vão disseminar as informações”, concluiu o Dr. Valter.

A população de Adamantina recebeu orientações no anfiteatro da biblioteca municipal, Centro, onde também ocorreu uma palestra sobre o temaA população de Adamantina recebeu orientações no anfiteatro da biblioteca municipal, Centro, onde também ocorreu uma palestra sobre o tema


Santos

Na Seccional de Santos, três voluntários realizaram, ao longo do sábado (23), orientações à população em locais diversos, como na balsa Santos-Guarujá, Poupatempo, além de drogarias e outros estabelecimentos comerciais do município e também de Cubatão. O saldo da ação foi de 150 pessoas orientadas.

A delegada regional do Conselho em Santos, Dra. Roseli Barreto, que coordenou a ação, destacou também a importância do farmacêutico para reforçar orientações sobre cuidados básicos de prevenção. “Ser farmacêutica e participar das ações do CRF-SP é uma forma concreta de contribuir para a sociedade de maneira orientativa, com o objetivo de proporcionar qualidade de vida à população".

Voluntários da Seccional de Santos realizaram a ação na balsa Santos-Guarujá, Poupatempo, além de drogarias e outros estabelecimentos comerciais do município e de CubatãoVoluntários da Seccional de Santos realizaram a ação na balsa Santos-Guarujá, Poupatempo, além de drogarias e outros estabelecimentos comerciais do município e de Cubatão

 

Osasco

Em Osasco, as orientações também ocorreram no sábado (23) no supermercado Carrefour, com a participação de cinco voluntários. Cerca de 350 pessoas foram orientadas durante a ação, que focou principalmente na questão do uso racional de medicamentos em casos de suspeitas de dengue, zika e chikungunya.

O resultado foi muito positivo, na avaliação do delegado regional da Seccional de Osasco, Dr. Claudison Martins Costa. “Percebemos que a população aos poucos está aderindo à campanha e está preocupada com os riscos que o uso de medicamentos sem orientação pode ocasionar em casos dessas doenças. As pessoas agradeceram muitos os atendimentos realizados nós, farmacêuticos, e muitos agora estão conscientes de que podem contar conosco para orientá-los sobre o uso correto dos medicamentos”.

A Seccional de Osasco orientou a população no supermercado CarrefourA Seccional de Osasco orientou a população no supermercado Carrefour


São Paulo (Seccional Centro e Subleste)

A cidade de São Paulo também recebeu a ação no sábado (23). Sete farmacêuticos voluntários orientaram cerca de 300 pessoas que passaram pela região do vão livre do Masp, na Avenida Paulista. Das 9h às 13h, os profissionais distribuíram folderes orientativos com informações sobre prevenção, uso de medicamentos e risco da automedicação em caso de suspeita de dengue, zika ou chikungunya.

A ação foi organizada pela Seccional Centro/Subleste e cumpriu com o objetivo, conforme destaca o delegado regional, Dr. Carlos Eduardo Morales. “Por estar em uma região cheia de prédios e mais elitizada, muitas pessoas que abordamos imaginam que a avenida Paulista não tem possibilidade de ter focos de dengue. No entanto, possui áreas verdes e em especial o parque Trianon, que pode ter mosquitos em um raio de até 500 metros”. Ele ressalta ainda que pelo fato do Brasil ser um país tropical com prevalência de calor e chuva, os ovos dos mosquitos podem estar até mesmo dentro de casa. “O farmacêutico está à disposição da população para orientar, prevenir e educar. Este está sendo o nosso objetivo, estaremos sempre atentos porque a nossa função é cuidar da saúde da população”.

Dr. Morales explicou a ação para alguns policiais militares que estavam na região e eles se comprometeram a distribuir os folderes e as orientações aos demais membros da corporação.

A capital recebeu novamente a campanha, desta vez realizada no vão livre do Masp, na avenida Paulista A capital recebeu novamente a campanha, desta vez realizada no vão livre do Masp, na avenida Paulista

 

Renata Gonçalez (colaboraram Alícia Alves e Thais Noronha)

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.