Saiba mais sobre o estudo

 Foto: Malvika Verma, Feyisope Eweje, John A F Salama, Jonathan B Miller/MITFoto: Malvika Verma, Feyisope Eweje, John A F Salama, Jonathan B Miller/MIT

São Paulo, 20 de março de 2019

No Mês Mundial De Luta Contra A Tuberculose, um novo estudo sobre a doença foi divulgado nesta semana. Pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um novo tratamento contra a tuberculose, utilizando um dispositivo semelhante a um ‘colar de comprimidos’ inserido no estômago para administrar doses diárias de medicamento durante um mês.

VEJA TAMBÉM

Março alerta sobre a luta contra a Tuberculose

A tuberculose mata cerca de um milhão de pessoas todos os anos se não tratada corretamente ou em casos específicos. O tratamento tradicional é administrado em seis meses com antibióticos diários, no Brasil o tratamento é oferecido pelo SUS. Os pesquisadores acreditam que a invenção facilite o acesso aos medicamentos, a manter a administração correta e a baixar custos para os sistemas de saúde.

Foto: Malvika Verma, Feyisope Eweje, John A F Salama, Jonathan B Miller/MITFoto: Malvika Verma, Feyisope Eweje, John A F Salama, Jonathan B Miller/MIT

O ‘colar de comprimidos’ é representado por um fio espiral de nitinol – uma liga de níquel e titânio que pode mudar sua forma com base na temperatura. Cerca de 600 pílulas podem ser amarradas no fio -  carregado com antibióticos. Ele é inserido no estômago do paciente através de uma sonda nasogástrica. Após inserido, o dispositivo libera antibióticos lentamente, descartando a necessidade de os pacientes ingerirem comprimidos diariamente.

"Ter um sistema que permita garantir que o paciente receba o tratamento completo pode ser realmente transformador", diz Giovanni Traverso, professor assistente do Departamento de Engenharia Mecânica do MIT e gastroenterologista do Hospital Brigham and Women.

SAIBA MAIS SOBRE O TRATAMENTO

 

Departamento de Comunicação CRF-SP (Fonte: G1)

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.