24 de março é o Dia Mundial de Luta contra a doença

 

São Paulo, 20 de março de 2019

Anualmente, desde 1982 - 100 anos após a descoberta do bacilo causador da doença – o dia 24 de março é definido como o Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose. A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria. Afeta principalmente os pulmões, porém outros órgãos e sistemas podem ser atingidos, como: ossos, rins e pleura (membrana que envolve os pulmões). A tuberculose é transmitida através do ar de uma pessoa para outra. Vale lembrar que compartilhar roupas, copos, talheres e outros objetos não transmite a tuberculose.

Papel do farmacêutico

Em São Paulo, existe o Programa Municipal de Controle da Tuberculose (PMCT), que está inserido na Secretaria Municipal da Saúde (SMS) do Município e faz parte das atribuições dos órgãos responsáveis pela vigilância em saúde. O PMCT estabelece e organiza ações com finalidade de controlar a doença, embasado nas diretrizes do Ministério da Saúde.

Dra. Helena Keiko Mekai, farmacêutica no PMCH - Foto: Arquivo pessoalDra. Helena Keiko Mekai, farmacêutica no PMCH - Foto: Arquivo pessoalA equipe do programa é composta por composta por duas médicas, uma sanitarista que é a Coordenadora do Programa e uma pneumologista; cinco enfermeiras e uma farmacêutica bioquímica, a Dra. Helena Mekai, que conta seu papel como farmacêutica bioquímica neste programa, “Meu papel no PMCT é o de realizar o Controle de Qualidade das Baciloscopias em Tuberculose dos 46 laboratórios de hospitais da rede e sou Monitora da Rede de Diagnósticos do Teste Molecular Rápido (PCR) integrando a rede de diagnóstico em Tuberculose do PNCT – Programa Nacional de Controle da Tuberculose”.

Os farmacêuticos podem auxiliar a população na detecção dos sintomas da doença, que podem ser identificados por:

  • Tosse, com ou sem catarro
  • Febre baixa, geralmente à tarde
  • Suor noturno
  • Falta de apetite
  • Perda de peso
  • Cansaço
  • Dor no peito
  • Em alguns casos, hemoptise (sangramento das vias respiratórias)

Outras formas de tuberculose (fora do pulmão/ extrapulmonares) podem provocar fraqueza, emagrecimento, febre e sintomas relacionados com o órgão atingido.

 

Tratamento

O diagnóstico e o tratamento são realizados em todas as unidades básicas de saúde, gratuitamente. O tratamento é oferecido apenas na rede SUS, e tem duração mínima de 6 meses, com tomada diária de medicamento.
Há casos em que o tratamento precisa ser estendido por mais tempo, a depender da avaliação clínica e de resultados de exames laboratoriais.

Saiba mais sobre a campanha.

 

CLIQUE AQUI E ACESSE A CARTILHA DE ORIENTAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DA SAÚDE E CIDADÃOS.

 

Alícia Alves (com supervisão de Thaís Noronha)

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.