Conheça a trajetória do vereador farmacêutico Dr. Afonso Gabriel

Vereador e farmacêutico Dr. Afonso GabrielVereador e farmacêutico Dr. Afonso GabrielSão Paulo, 31 de janeiro de 2019.

Como uma atuação política voltada para a busca do desenvolvimento econômico e social do município de Ribeirão Grande, o vereador e farmacêutico Dr. Afonso Gabriel Rodolfo (PDT) está em sua primeira legislatura parlamentar. Seu desafio é contribuir para o desenvolvimento da saúde e educação do município.

Sua opção pela Farmácia vem de família. Seu pai foi proprietário de drogaria por 40 anos e foi referência em saúde na cidade, que possui apenas sete mil habitantes. “Ele faleceu em 27 de março de 2018 (há 10 meses). Falo dele com orgulho porque foi o grande incentivador para me formar em Farmácia e, posteriormente, para ingressar na vida política”, revelou Dr. Afonso.

Com seu espírito de liderança, no transcorrer da vida acadêmica, a política já fazia parte de sua rotina, como presidente do Centro Acadêmico da Universidade de Alfenas, onde concluiu sua graduação. Depois disso, fez habilitação em Análises Clínicas, no Hospital das Clínicas, na capital e, em agosto de 2006, prestou concurso e assumiu vaga de farmacêutico na prefeitura de sua cidade. Em 2013, concluiu especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica no SUS.

“Quando iniciei o trabalho na prefeitura não existia um serviço definido, então o trabalho começou do zero. Criei o setor de assistência farmacêutica, montei e capacitei a equipe e criamos várias demandas, organizando e estruturando o serviço no município. Evoluímos e fomos reconhecidos pelas equipes de saúde da família como fundamental no atendimento”, disse.

Em 2014 liderou um grupo de farmacêuticos da região de Itapetininga em um Grupo Técnico voltado ao desenvolvimento da assistência farmacêutica na região. O trabalho teve êxito, o que motivou o farmacêutico a buscar mais representatividade. Assim, foi eleito vereador. “Conquistei 12,7% dos votos, o que demonstrou o apreço da população pelo serviço prestado no setor público e privado, pautado na ética, praticidade, competência e humildade”, afirmou.

Dr. Afonso considera que a cidade vive um momento de instabilidade política e econômica e que alguns serviços públicos precisam melhorar. Para levar esse trabalho adiante, ressaltou que tem interesse de concorrer à prefeitura de Ribeirão Grande.

Ele considera que o farmacêutico pode contribuir com políticas públicas por ser um profissional multifuncional, que sabe trabalhar em equipe e tem conhecimento em várias áreas. ”Além disso, considero o farmacêutico como a ponte entre o diagnóstico e a cura, portanto fundamental no processo de recuperação da saúde. Essas características fazem com que o farmacêutico tenha maior potencial de representatividade e praticidade no cotidiano do povo”.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.