Câmara de Campinas aprova moções contra ensino EaD na saúde e venda de medicamentos em supermercados

São Paulo, 11 de dezembro de 2018.

Terceira maior cidade do Estado de São Paulo, Campinas aderiu a duas das principais mobilizações da categoria farmacêutica com a recente aprovação na Câmara Municipal das moções de protesto contra a oferta dos cursos de graduação na modalidade a distância na área da saúde, e contra a venda de medicamentos em supermercados. As proposituras foram apresentadas durante sessão realizada no último dia 3, por iniciativa dos vereadores Jorge da Farmácia, Rodrigo da Farmácia (ambos farmacêuticos) e Aílton da Farmácia, proprietário de farmácia na região.

A moção de nº 277/2018 é um ato de protesto ao Ministério da Educação em relação à Portaria Normativa 11/2017 e o Decreto 9.057/2017, que autorizaram a oferta da educação superior na modalidade à distância para área da saúde.

Já a de nº 276/2018 documenta o posicionamento contrário da casa ao Projeto de Lei nº 9.482/2018 de autoria do deputado federal Ronaldo Martins a fim de autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição médica.

Para o vereador Jorge da Farmácia, ambas as medidas são um retrocesso. “Em relação aos cursos a distância em saúde, este formato de aulas dificulta demais a realização de aulas como anatomia, química, microbiologia e experimentos laboratoriais no geral. Com certeza absoluta, o aluno ficará prejudicado” afirmou o parlamentar.

Com relação à venda de medicamentos em farmácias, o vereador é enfático: “Medicamentos em supermercados não combina! Farmácia deve ter sempre um profissional para acompanhar o paciente, agora, em outros locais, quem vai orientá-lo sobre como usar determinado fármaco, quem vai administrar os medicamentos, quem vai analisar a receita médica, como esses medicamentos serão armazenados? ”, questionou Jorge da Farmácia.

Clique aqui para ver na íntegra a Moção nº 276/2018

Clique aqui para ver na íntegra a Moção nº 277/2018

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.