Cidades se manifestam contra venda de medicamentos em supermercados

Vereador Marcos Resende discursa em sessão plenáriaVereador Marcos Resende discursa em sessão plenáriaSão Paulo, 10 de dezembro de 2018.

Mais duas cidades, Marília e Paranapanema, se manifestaram contrárias ao Projeto de Lei 9.482/2018, em tramitação na Câmara dos Deputados e que pode autorizar os supermercados e estabelecimentos similares a dispensarem medicamentos isentos de prescrição médica.

Em Marília, a moção de repúdio 1419/2018 proposta pelo vereador Marcos Resende foi aprovada na sessão realizada no dia 3 de dezembro. O parlamentar considera o PL do deputado federal Ronaldo Martins inconsistente. “Sou contrário porque não atende o princípio básico do convívio em sociedade. Hoje, qualquer cidadão que procura um medicamento tem o suporte do farmacêutico, que poderá orientá-lo sobre as formas de uso. Ao expor os medicamentos em gondola você diminuir a qualidade de vida da população e banalizar o consumo”, afirmou.

Já em Paranapanema, a moção de repúdio 8/2018, proposta pela vereadora Caren Cristina de Oliveira, foi aprovada pela maioria dos parlamentares, também em 3 de dezembro. A parlamentar entende que medicamento isento de prescrição não é isento de orientação. “Para que promova o resultado desejado, deve ser utilizado com orientação de profissional legal e tecnicamente habilitado, que deve efetuar uma avaliação prévia dos sinais e sintomas e das características individuais de cada paciente, para determinar o fármaco e a dose adequada”, descreveu no documento.

Clique aqui para visualizar a moção de repúdio de Marília

Clique aqui para visualizar a moção de repúdio de Paranapanema

 

Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.