As perspectivas no tratamento do Alzheimer são destaque de palestra

Público no plenário do CRF-SP acompanha apresentação sobre a doença de AlzheimerPúblico no plenário do CRF-SP acompanha apresentação sobre a doença de Alzheimer

São Paulo, 29 de novembro de 2018.

O CRF-SP promoveu na noite de quarta-feira (28), em sua sede, na capital, a palestra ‘Perspectivas no tratamento de Alzheimer’, ministrada pelo coordenador do Grupo Técnico de Cuidados Farmacêuticos ao Idoso e pesquisador da doença, Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos.

Com um novo diagnóstico registrado nos Estados Unidos a cada 65 segundos, o Alzheimer já é a doença que mais mata naquele país, na frente dos casos de câncer de mama e próstata. Estima-se que existam no mundo cerca de 35,6 milhões portadores da doença de Alzheimer. No Brasil, são cerca de 1,2 milhão de casos, a maior parte deles ainda sem diagnóstico.

Em sua apresentação, Dr. Gustavo abordou um histórico desde a descoberta da doença em meados do século XIX, a prevalência nas faixas etárias mais afetadas (3% das pessoas entre 65 e 74 anos, 17% entre os que têm entre 75 e 84 anos e 32% das pessoas com mais de 85 anos), formas de diagnóstico, primeiros sintomas, as fases da doença de Alzheimer e as principais condutas de tratamento.

“O Alzheimer é a principal causa de declínio cognitivo em idosos e a demência mais prevalente. O farmacêutico desempenha um importante papel que é de orientar quanto à necessidade de adesão ao tratamento, monitorização da terapêutica e acompanhamento das reações adversas de maior impacto clínico”, afirmou o palestrante.

Dr. Gustavo Alves, coordenador do Grupo Técnico de Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do CRF-SPDr. Gustavo Alves, coordenador do Grupo Técnico de Cuidados Farmacêuticos ao Idoso do CRF-SP

 

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.