Atividade faz parte do Ciclo de Palestras - O Farmacêutico Clínico Especialista

 

Coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica, Dra. Vanessa Andrade Conceição, Coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica, Dra. Vanessa Andrade Conceição,

São Paulo, 22 de novembro de 2018

O CRF-SP promoveu, por meio de sua Comissão Assessora de Farmácia Clínica, o penúltimo encontro do Ciclo de Palestras - O Farmacêutico Clínico Especialista de 2018. O encontro aconteceu na última quarta-feira, 21, na sede do CRF-SP.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Comissão Assessora de Farmácia Clínica, Dra. Vanessa Andrade Conceição, e abordou os cuidados farmacêuticos com pacientes em sedação.

Primeiramente, foram tratados os tipos de terapia infusional, a bomba de infusão contínua, erros de medicação, contaminação microbiológica e por partículas, as causas de ansiedade e agitação e a definição de dor.

Já em relação à sedação, foi falado sobre os Níveis de Sedação, a Farmacologia Clínica dos Sedativos, as especificidades e monitoramento dos medicamentos Midazolam, Dexmedetomidina e Propofol, a titulação, o plano terapêutico e a reversão de sedação.

2018 11 22 especialista22018 11 22 especialista2“A sedação tem como objetivo a redução da resistência à ventilação mecânica e de outras intervenções e procedimentos, a diminuição do consumo de oxigênio, o tratamento de distúrbios psiquiátricos ou problemas relacionados à abstinência de substâncias de abuso, a restauração da temperatura corporal, a redução do metabolismo basal, o alívio da ansiedade, indução do sono e de eventual amnesia, e, em casos de TCE, a sedação pode favorecer a indução do coma, e o consequente “silêncio elétrico”, que reduz a demanda metabólica cerebral”, afirmou.

O Ciclo de Palestras - O Farmacêutico Clínico Especialista de 2018 ocorre mensalmente e traz sempre temas técnicos sobre a prática clínica do farmacêutico. O próximo encontro ocorrerá em 19 de dezembro e terá como tema o cuidado farmacêutico em pacientes em uso de retrovirais.

Mais informações e inscrições acesse https://bit.ly/2DtpUJH

 

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIA

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.