Câmara Municipal de Marília repudia graduação totalmente em EaD

O vereador Danilo Augusto Bigeschi, o Danilo da Saúde, propôs a moção de repúdio O vereador Danilo Augusto Bigeschi, o Danilo da Saúde, propôs a moção de repúdio São Paulo, 1º de outubro de 2018.

Após obter aprovação na sessão do dia 24 de setembro, a Moção de Repúdio, por meio requerimento nº 980-2018, contra o ensino a distância na área da saúde, foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de Marília.

A proposta foi do vereador Danilo da Saúde, já que os cursos na área da saúde à distância em sua totalidade afrontam a norma constitucional, colocando em risco a saúde e a vida dos cidadãos. O Conselho Nacional de Saúde (CNS) se posicionou contra a autorização de todo e qualquer curso de graduação da saúde ministrado na modalidade EaD, conforme resolução legal que abrange os 14 cursos profissionais de nível superior da área da saúde reconhecidos pelo colegiado do CNS.

O vereador destacou “o objetivo dessa Moção de repúdio é mostrar que somos contrários a essa prática de ensino a distância (EAD) na graduação de profissionais da área da saúde. Esse tema já foi motivo de manifestação contrária do Conselho Nacional de Saúde por se tratar de uma afronta as normas constitucionais por colocar em risco potencial a saúde e vida da população brasileira. É inaceitável que essa modalidade de aprendizado seja aplicada na área da saúde, uma vez que esses profissionais devem pautar-se nas necessidades de saúde de forma humanizada, com prática presencial, permeada pela integração ensino, serviço e comunidade”.

Clique para acessar a moção aprovada

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP