Público durante as apresentações do eixo Tecnologias em saúdePúblico durante as apresentações do eixo Tecnologias em saúde

São Paulo, 26 de setembro de 2018.

A programação do Simpósio Tendências Farmacêuticas também contou com as palestras do eixo Tecnologias em Saúde, com ênfase nas áreas de Indústria, Pesquisa Clínica e Distribuição e Transporte. No primeiro dia, a programação iniciou-se com a apresentação do painel ‘Biotecnologia’. O Dr. Tiago Tadeu Rocca de Morais falou sobre as drogas órfãs e o contexto delas no âmbito do Sistema Único de Saúde e da judicialização, já que muitos desses medicamentos não possuem registro no Brasil. Dentre os exemplos citados está o anticorpo monoclonal eculizunabe, indicado para o tratamento de um tipo de anemia hemolítica e que atende cerca de 450 pessoas a um custo de R$ 613 milhões por ano.

Dr. Tiago Tadeu Rocca; Dr. Wolgang Löscher Filho e Dr, Igor Linhares de Castro no painel BiotecnologiaDr. Tiago Tadeu Rocca; Dr. Wolgang Löscher Filho e Dr, Igor Linhares de Castro no painel Biotecnologia

Dr. Tiago destacou a importância da atuação do farmacêutico no trato das drogas órfãs. “O profissional pode atuar nas áreas governamentais e no relacionamento com as associações que representam esses pacientes, bem como na cadeia logística desses medicamentos. Na pesquisa clínica, o Brasil também é um terreno fértil para o estudo dessas doenças porque temos a vantagem de sermos um povo heterogêneo, embora não haja estímulo e investimento o suficiente nesse setor”.

Já o Dr. Wolfgang Harry Löscher Filho abordou a questão dos medicamentos biossimilares e os anticorpos monoclonais, ambos produzidos a partir de organismos vivos e modificados por engenharia genética, amplamente utilizados no tratamento oncológico e de doenças autoimunes.

Segundo o especialista, são muitos os desafios a serem enfrentados no âmbito nacional para o desenvolvimento dessa classe de medicamentos. “Dentre eles podemos citar o receio em relação à baixa qualidade dos biossimilares, a extrapolação da indicação terapêutica, intercambialidade, a insegurança com relação ao modelo de parceria para desenvolvimento produtivo (PDP), além de um maior diálogo entre médicos e pacientes”.

Dra. Elaine Manzano, Dra. Nancy Rio e Dr. Luciano Ferreira no painel dispositivos médicosDra. Elaine Manzano, Dra. Nancy Rio e Dr. Luciano Ferreira no painel dispositivos médicos

O painel também contou com a participação do Dr. Igor Linhares de Castro, que falou sobre terapia gênica, com destaque para os procedimentos de imunoterapia oncológica.
No período da tarde, o tema radiofarmácia foi foco da apresentação da Dra. Raquel Benedetto, que discorreu sobre a aplicação de energia nuclear na saúde, radiofarmácia industrial, hospitalar, centralizada e licenciamento e assuntos regulatórios.

Dr. André Pizze, Dr. Henry Suzuki, Dr. Paulo Granjeiro e Dra. Raquel BenedettoDr. André Pizze, Dr. Henry Suzuki, Dr. Paulo Granjeiro e Dra. Raquel Benedetto

 

No mesmo dia, os ministrantes Dra. Elaine Manzano, Dra. Nancy Mesas do Rio e Dr. Luciano Oliveira Ferreira abordagem questões pertinentes a dispositivos médicos, do ponto de vista da regulação, comparativo com outros países e os principais produtos no mercado e em fase de aprovação.

Dr. Paulo Boff, Dr. Gustavo Lima, Dr. Ronald Dausha e Dr. Jair Calixto no painel Indústria 4.0Dr. Paulo Boff, Dr. Gustavo Lima, Dr. Ronald Dausha e Dr. Jair Calixto no painel Indústria 4.0

No sábado, 22, o evento debateu a Indústria 4.0, a rastreabilidade e o operador logístico. Também foram realizadas oficinas sobre Tecnologias em Saúde nas perspectivas de como transformar ideias em modelos de negócio na área farmacêutica, inovação e propriedade intelectual, a propriedade intelectual em suas várias dimensões com destaque a patentes e aplicações práticas de patentes e informações contidas em patentes.

Dr. Gustavo Lima, Dr. Carlos Meireles Vieira Filho e Dra. Eloísa JubramDr. Gustavo Lima, Dr. Carlos Meireles Vieira Filho e Dra. Eloísa Jubram


Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.