Grupo Técnico de Trabalho Jovem

 Gabrielle site

 

 

Dra. Gabrielle Gimenes Lima - Coordenadora 

 Lucas dos Reis Ercolin

 

 

Dr. Lucas dos Reis Ercolin - Vice-Coordenador

 

O Grupo Técnico de Trabalho Jovem foi fundado em Junho de 2012, com o nome de “Comitê Jovem”. Somos um grupo voltado para os recém-formados e jovens farmacêuticas e farmacêuticos do estado de São Paulo, com sede junto ao CRF-SP na Capote Valente, em São Paulo/SP.

Jovens farmacêuticas e farmacêuticos de todo o estado podem participar, uma vez que as reuniões são em formato híbrido, e muitos de nossos projetos acontecem de forma 100% virtual.

Os nossos projetos são focados nas demandas jovens, e são implementadas pelos membros do GTT em colaboração com os diversos grupos dentro do CRF-SP. Alguns eventos ainda tem colaboração com outros GTT, permitindo a comunicação entre os jovens e os mais experientes em todas as áreas da farmácia.

Como participar

Ficou interessado em contribuir?

Encaminhe e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Contexto do Jovem Farmacêutico

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Os jovens têm a sua função em alcançar os diferentes objetivos da sociedade, do nível local ao global. A Organização das Nações Unidas (ONU) lista que a juventude tem como atividades o pensamento crítico, comunicação, líderes, inovadores e promover a mudança.

Comitês farmacêuticos jovens estão especialmente alinhados com os seguintes objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU:

  1. Saúde e Bem-Estar
  • Até 2030, acabar com as epidemias de AIDS, tuberculose, malária e outras doenças tropicais negligenciadas, combater a hepatite, doenças transmissíveis pela água e outras doenças comunicáveis.
  • Até 2030, reduzir em um terço a mortalidade prematura de doenças não-comunicáveis através da prevenção, tratamento, promoção de saúde mental e bem-estar.
  • Alcançar a saúde universal, incluindo proteção ao risco financeiro, acesso a serviços de saúde essenciais de qualidade, acesso a medicamentos essenciais seguros, de qualidade e vacinas para todos.
  1. Emprego Digno e Crescimento Econômico
  • Até 2030, alcançar ampla empregabilidade, produtividade e condições decentes de trabalho para todas as mulheres e homens, incluindo pessoas jovens e pessoas com deficiências, e pagamento igualitário para trabalho de mesmo valor
  • Até 2020, reduzir substancialmente a proporção de jovens que não estão empregados, estudando ou em treinamento

Objetivos de Desenvolvimento da FIP

De forma semelhante à ONU, em 2020 a FIP disponibilizou os objetivos de desenvolvimento para o mundo farmacêutico, com foco em 21 objetivos, que são divididos em ciência, força de trabalho e prática. A questão jovem tem o próprio objetivo número dois (2), com a estratégia de treinamento no começo de carreira.

  • Ciência – Educação e treinamento de graduados, estudantes de pós-graduação e cientistas farmacêuticos em início de carreira para que avancem as suas habilidades em ciências básicas, translacional, clínica e regulatória
    • Desenvolver programas de mentoria que conecte jovens farmacêuticos e jovens cientistas farmacêuticos a mentores qualificados com experiência na academia, indústria e órgãos regulatórios
    • Estabelecer fóruns dedicados de discussão para jovens farmacêuticos e cientistas farmacêuticos para facilitar a conexão e oportunidades para desenvolvimento profissional.
  • Força de Trabalho – Engajar com as existentes infraestruturas de treinamento e Ensino Superior em fundações farmacêuticas para os anos iniciais após a graduação como base para consolidar a educação e treinamento iniciais, e para progredir a nova força de trabalho para a prática avançada.
    • Criar programas claros de educação e treinamento para prover suporte ao treinamento no início da carreira (áreas da prática clínica e ciências farmacêuticas).
    • Desenvolver mapas e estruturas para início de carreira para prover suporte para uma suave transição do início da carreira para a prática avançada.
    • Desenvolver formas estruturadas de sistemas de mentoria para prover suporte para que novos farmacêuticos entrem em contato com colegas e mentores (incluindo prática clínica e ciências farmacêuticas através da força de trabalho farmacêutica).
    • Utilizar dados e evidência para prover suporte ao investimento em treinamento no início da carreira
  • Prática – Estratégia e infraestrutura de treinamento para prover uma jornada estruturada para farmacêuticos em início de carreira. De forma a ligá-los com a prática avançada, especialização, certificação e reconhecimento profissional.
    • Desenvolver oportunidades estruturadas para treinamento em início de carreira durante a prática.
    • Prover suporte à carreira e mentoria para jovens farmacêuticos
    • Prover condições adequadas para recém-graduados reconciliarem as suas circunstâncias pessoais com educação e programas de treinamento
    • Prover incentivos apropriados, reconhecimento e certificação do desenvolvimento da prática.

Ações - Jovem

Clique aqui e confira a agenda de reuniões.

Dra. Gabriela Correa Carvalho
Dra. Gabrielle Gimenes Lima
Acad. Jéfferson Andrade da Silva
Dr. Lucas dos Reis Ercolin
Dr. Thales Grigor Alves dos Santos

 

Os Grupos Técnicos de Trabalho Regionais são espaços reservados aos farmacêuticos para expor e debater temas de interesse comum e propor ações ao CRF-SP nas diversas áreas de atuação profissional, de acordo com as demandas de sua região.

Clique e conheça o GTT Regional Jovem: