Fórum debate uso da tecnologia na área farmacêutica em evento que contou com participação de Ana Estela Haddad e Miguel Falabella

 

Fórum debate uso da tecnologia na área farmacêutica em evento que contou com participação de Ana Estela Haddad e Miguel FalabellaFórum debate uso da tecnologia na área farmacêutica em evento que contou com participação de Ana Estela Haddad e Miguel FalabellaSão Paulo, 8 de maio de 2023.

Debates e palestras conduzidos por profissionais de destaque na área farmacêutica sobre tecnologia, participação especial da Secretária de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, e um fechamento em grande estilo com a palestra do ator e dramaturgo Miguel Falabella foram as atrações do III Fórum de Farmácia Digital e Tecnologias da área farmacêutica, evento realizado pelo CRF-SP que ocorreu no sábado (6/5), no auditório da Universidade Paulista (Unip-Vergueiro).

Já na abertura do evento, a diretoria do CRF-SP divulgou informações de interesse dos profissionais. Dr. Adriano Falvo, secretário geral, apresentou as ações de aperfeiçoamento dos recursos tecnológicos do CRF-SP nos serviços, plataforma de aperfeiçoamento profissional e fiscalização, além de convidar os colegas a participarem dos Grupos Técnicos de Trabalho do CRF-SP. Sobre o Fórum de Tecnologia, destacou: “Essa é uma oportunidade ímpar para agregar conhecimento com a experiência e os relatos dos nossos palestrantes, e também a chance de networking com os colegas presentes”, afirmou.Abertura contou com a participação do Dr. Adriano Falvo, secretário geral, Dr. Alípio Oliveira Carmo, coordenador do curso de Farmácia da UNIP, Dra. Danyelle Cristine Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, e Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SPAbertura contou com a participação do Dr. Adriano Falvo, secretário geral, Dr. Alípio Oliveira Carmo, coordenador do curso de Farmácia da UNIP, Dra. Danyelle Cristine Marini, diretora-tesoureira do CRF-SP, Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, e Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP

Dra. Danielle Marini, diretora-tesoureira, destacou que a participação no Fórum tem importância para o profissional que deseja estar atualizado. “As inovações tecnológicas têm permitido o desenvolvimento de novos medicamentos, tratamentos mais eficazes e personalizados, além de uma maior acessibilidade aos cuidados de saúde. O futuro da área promete ainda mais avanços, melhorando a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo”, acrescentou. A diretora aproveitou a oportunidade para divulgar o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Farmacêutica, em evento que será realizado na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na quarta-feira (10/5).

Além de ressaltar a importância do evento para discussão da tecnologia como fator de transformação no cuidado ao paciente, a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente, falou sobre o trabalho desenvolvido pelo Comitê de Tecnologias na Área Farmacêutica, criado em 2020 e idealizador do evento.

Já o Dr. Marcelo Polacow, presidente do CRF-SP, considerou que o presente e o futuro da saúde estão cada vez mais ligados às tecnologias e é necessário um diálogo aberto e colaborativo entre especialistas, reguladores e a sociedade como um todo para garantir que os avanços sejam utilizados de forma segura e eficaz, beneficiando a saúde e proporcionando o bem-estar de todos. “Estar conectado com as inovações sobre produtos e serviços disponíveis no mercado auxilia o farmacêutico a propiciar ao paciente mais saúde e qualidade de vida e a exercer seu papel frente à população com excelência e assertividade”, disse. Polacow também lembrou os colegas sobre as novidades e inscrições para o XXII Congresso Farmacêutico de São Paulo, que acontece em outubro deste ano.Palestras: Dra. Renata de Morais Souza, Dra. Ana Estela Haddad, Luciana Canetto e Dra. Adriana Martins de PaulaPalestras: Dra. Renata de Morais Souza, Dra. Ana Estela Haddad, Luciana Canetto e Dra. Adriana Martins de Paula

Logo depois, a Dra. Renata de Morais Souza, gerente da área de produtos controlados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), apresentou a palestra “Prescrição Eletrônica” e todo o trabalho da Agência para adequar as tecnologias e as exigências técnicas de controle dos documentos digitais. “Existe um arcabouço de legislação internacional que traz compromissos para o Brasil e a Anvisa exerce um papel muito relevante na internalização dessas práticas”, destacou.

Uma das grandes surpresas foi o anúncio da presença da Secretária Nacional de Informação e Saúde Digital do Ministério da Saúde, Ana Estela Haddad, que apresentou como está sendo formulada as políticas de Saúde Digital no SUS​, que tem o acesso à informação, a continuidade do cuidado e fortalecimento no apoio a decisão clínica, a vigilância e regulação em saúde como estretégias de saúde digital para o Brasil. “O cidadão é o protagonista na implementação da Saúde Digital no Brasil”, apontou.

Na atividade seguinte, a Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, retornou ao palco para apresentar o tema “Telefarmácia: Aspectos Técnicos e Legais”. “Trata-se de um recurso ainda novo, com muitos desafios a serem cumpridos, mas que já está disponível para ser exercida, com legislação específica regulamentada. Existem ainda alguns preceitos éticos a serem debatidos, mas é muito interessante que a telefarmácia possa proporcionar uma integração multidisciplinar com vários profissionais de saúde”, disse a palestrante.

A vice-presidente do Cosems/SP, Adriana Martins de Paula, destacou a importância da tecnologia para avanços no cuidado à saúde nos municípios paulistas e citou que entre os desafios e oportunidades para os municípios estão a necessidade de capacitação de recursos humanos e usuários do SUS, de forma que a saúde digital seja inclusiva e facilite acessos e não crie barreiras para seu uso adequado, a pactuação de co-financiamento estadual e federal voltado para insumos estruturantes e conectividade adequada nos municípios, o fomento e ampliação de parcerias com setor privado para impulsionamento colaborativo das estratégias digitais, realização de fóruns de discussão permanente da Estratégia de Saúde digital e da Rede Nacional de Dados em Saúde e a necessidade de interoperabilidade para que os dados em saúde possam ser base para estudos e políticas públicas, entre outras.Palestras: Jomar Silva, Dra. Gabrielli Paré Guglielmi,  Prof. Dr. Clayton Gerber Mangini e Dr. Jauri SiqueiraPalestras: Jomar Silva, Dra. Gabrielli Paré Guglielmi, Prof. Dr. Clayton Gerber Mangini e Dr. Jauri Siqueira

A segunda etapa do Fórum foi iniciada pela palestra “Descoberta de medicamentos com tecnologia fornecida por inteligência artificial”, apresentada por Jomar Silva, gerente de relacionamento com desenvolvedores para a América Latina na NVIDIA, empresa de tecnologia que aprimora soluções para diversos segmentos utilizando avançados recursos de inteligência de dados. “Eu acredito que existam duas áreas que serão revolucionadas com a utilização de tecnologia: a medicina e a área de fármacos”, afirmou.

A mesa-redonda “A inteligência artificial pode substituir ou ampliar o meu trabalho?” teve a participação do Dr. Clayton Gerber Mangini, Mestre em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos e Doutor em Gestão de Sistemas de Operação, que falou sobre o tema “A tecnologia na logística farmacêutica”; Dra. Gabrielli Paré Guglielmi, coordenadora de Farmácia Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, que falou sobre o tema “Tendências da inteligência artificial no cuidado ao paciente em ambiente hospitalar”; e Dr. Jauri Siqueira, head farmacêutico de serviços de saúde na ClinicaRx, plataforma de serviços farmacêuticos, que falou sobre “Inteligência artificial e Chat GPT na atuação farmacêutica e na saúde”.

Relações HumanasAtor e dramaturgo, Miguel Falabella, durante sua apresentaçãoAtor e dramaturgo, Miguel Falabella, durante sua apresentação

A palestra magna do evento ficou a cargo do talentoso ator, diretor, produtor e dramaturgo Miguel Falabella, que apresentou o tema “Relações Humanas em Tempos Digitais”. O artista usou sua experiência de mais de 40 anos como “pano de fundo” para questionar relações interpessoais e a postura do ser humano em relação ao seu trabalho, sua posição, carreira, vida, fé e arte. Falabella provocou o público com reflexões sobre a relação entre sonhos e vida, no âmbito social e profissional. A sensibilidade e intensidade do seu depoimento fez de sua participação um verdadeiro espetáculo para o público presente.

O artista compartilhou com a plateia diversas histórias de sucesso e superação de momentos difíceis em sua carreira e encerrou sua palestra como fazia quando apresentava o Videoshow, um programa da TV Globo que comandou por 15 anos. “Sempre usava uma mensagem filosófica, uma citação que me foi cara, e fiquei imaginando alguma coisa para esse nosso encontro e lembrei de uma frase da escritora belga, Margeride Yourcenar, que diz o seguinte: A Luz se foi e agora nada mais resta, a não ser esperar por um novo sol, um novo dia, nascido do mistério do tempo e do amor do homem pela luz", concluiu.

O III Fórum de Farmácia Digital e Tecnologias da área farmacêutica foi possível graças ao apoio da UNIP e aos parceiros Sanofi/Medley e Neoquímica.

O III Fórum de Farmácia Digital e Tecnologias da área farmacêutica foi possível graças ao apoio da UNIP e dos parceiros Sanofi, Medley e Neoquímica.O III Fórum de Farmácia Digital e Tecnologias da área farmacêutica foi possível graças ao apoio da UNIP e dos parceiros Sanofi, Medley e Neoquímica.

 

Carlos Nascimento e Mônica Neri
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias
 
 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.