Vereadores farmacêuticos se reúnem para discutir pautas a serem apresentadas a parlamentares

Reunião aconteceu presencial na sede do CRF-SP, mas também reuniu participantes on-lineReunião aconteceu presencial na sede do CRF-SP, mas também reuniu participantes on-line

São Paulo, 3 de março de 2023.

A tarde da última quarta-feira, 1º, reuniu alguns vereadores farmacêuticos que integram o Comitê Parlamentar do CRF-SP. Dr. Alessandro Lê, vereador de Ribeirão Branco; Dr. Júlio Ataíde, de Itupeva participaram presencialmente na sede do CRF-SP ao lado da Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira, Dr. Adriano Falvo, secretário-geral e Dr. Dirceu Raposo, assessor parlamentar. Participando on-line estavam o coordenador do Comitê, Dr. Rodrigo Modanez, de Cerquilho, Dr. Marquinho de Abreu, de Tatuí e Dr. Felício Molinário, de João Ramalho.

A proposta central foi apresentar os principais projetos que envolvem o farmacêutico e que já estão em tramitação nas diversas esferas como o projeto de lei sobre fracionamento, considerado de sumo interesse social pela Dra. Danyelle, que já está na Comissão de Defesa do Consumidor com relatório favorável, mas não foi votado ainda e precisa de uma mobilização de todos para que ainda passe pelas demais comissões. Outros projetos são sobre a assistência farmacêutica no SUS, piso salarial, graduação a distância na área da saúde; o projeto Farmácia Solidária, a coibição de venda de medicamentos em supermercados e muitos outros que serão propostos nessa nova gestão do legislativo.

Dr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dr. Julio Ataíde, vereador e farmacêutico em Itupeva; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira e Dr. Alessandro - Lê, vereador e farmacêutico em Ribeirão BrancoDr. Adriano Falvo, secretário-geral; Dr. Julio Ataíde, vereador e farmacêutico em Itupeva; Dra. Danyelle Marini, diretora-tesoureira e Dr. Alessandro - Lê, vereador e farmacêutico em Ribeirão Branco

Júlio Ataíde (Itupeva)

"É muito importante essa aproximação de nós, vereadores farmacêuticos, com o CRF-SP para que a gente entenda aquilo que o Conselho está querendo propor e ao mesmo tempo a gente se insere na ajuda por aprovações, respostas, junto a outros vereadores e legisladores. Vejo que é uma proposta de união que como representantes da população é muito positivo, é o avanço que a gente precisa e quer junto com a população e o Conselho".

Alessandro Lê (Ribeirão Branco)

"Esse contato entre CRF-SP e autoridades é algo inovador desde a gestão anterior, nós enquanto vereadores e farmacêuticos nos sentimos mais úteis na classe para lutar dentro dos âmbitos federal, estadual e municipal, onde inclusive já conseguimos implantar alguns projetos de lei. Precisamos falar todos a mesma língua dentro da Assembleia Legislativa e na Câmara".

Marquinho Abreu (Tatuí)

“A importância das reuniões com parlamentares farmacêuticos é para a defesa da classe e da saúde pública, de forma que, trocando informações de trabalho, ideias e experiências, sejam criados projetos e leis, de acordo com a realidade, visando o bem-estar da sociedade. Também, essa aproximação auxilia nas ações da saúde pública e na defesa de ações do CRF, através de políticas públicas e privadas. O projeto de importância é a obrigatoriedade do farmacêutico no SUS”

Felício Molinário (João Ramalho)

“A intenção desse grupo de farmacêuticos vereadores é estreitar os laços com as demais autoridades e mostrar as demandas da categoria e da população”

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!