CRF-SP lamenta a morte do farmacêutico Dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva

Dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva era vice-coordenador do GTT Sênior do CRF-SP e presidiu a entidade na década de 1970Dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva era vice-coordenador do GTT Sênior do CRF-SP e presidiu a entidade na década de 1970

São Paulo, 28 de novembro de 2022.

É com pesar que o CRF-SP comunica a morte do farmacêutico Dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva, que atuava como vice-coordenador do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) Sênior. Dr. Márcio desempenhou importante papel em diversas entidades representativas dos farmacêuticos, inclusive no próprio Conselho, onde foi presidente de 1974 a 1976. Também presidiu o Conselho Federal de Farmácia (CFF) de 1978 a 1980, e era diretor do Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar).

Dr. Márcio Antônio da Fonseca e Silva era natural de Recife (PE), onde se formou pela Faculdade de Farmácia da Universidade do Recife. Após a formatura, veio para São Paulo com bolsa do Ministério da Educação, onde tornou-se livre-docente em Toxicologia pela Universidade de São Paulo (USP). Trabalhou com venenos e substâncias relacionadas à Medicina Legal, além de ter atuado no estudo de doenças como a leishmaniose e hanseníase.

Sua pesquisa de uma década sobre a leishmaniose o levou a conquistar o prêmio científico internacional, o Alcalíber, concedido pelo governo espanhol.

Como docente da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, assumiu responsabilidades como delegado em diversas conferências e membro das mais variadas comissões e representações de assuntos farmacêuticos.

Em 2014, foi condecorado pelo CRF-SP com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, em reconhecimento a sua trajetória dedicada ao engrandecimento da profissão farmacêutica.

Era possuidor de diversos colares acadêmicos, entre os quais: Academia de Letras de São Paulo, Academia Nacional de Farmácia, Sociedade Paulista de História da Medicina, Sociedade Paulista de História da Farmácia e Ciências Afins, Real Academia de Farmácia da Espanha, Academia de Ciências Farmacêuticas do Chile, Academia Brasileira de Administração Hospitalar e Candido Fontoura Mérito Industrial Farmacêutico – Brasil.

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!