PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012
Revista 106 GTAM
GTAM – Uma grande ideia
Nova gestão do CRF-SP cria o GTAM – Grupo Técnico de Apoio aos Municípios, instrumento que amplia a atuação do farmacêutico na saúde pública
A nova gestão do CRF-SP instituiu, no início deste semestre, um grupo de trabalho denominado GTAM (Grupo Técnico de Apoio aos Municípios), para colaborar com os municípios que desejam implementar ou melhorar o serviço de assistência farmacêutica e se regularizar, conforme determina a Lei 5991/73.
A ideia é oferecer suporte às prefeituras na viabilização da assistência farmacêutica nas Unidades de Saúde. A vice-presidente do CRF-SP, dra. Raquel Rizzi, que tem participado das reuniões na capital e interior paulista, ressalta que o GTAM tem trabalhado pela valorização do farmacêutico que atua no setor público. "Oferecemos apoio técnico para que os municípios atinjam o objetivo final que é o de ter farmacêutico responsável em todas as Unidades de Saúde".
A iniciativa do CRF-SP vem ao encontro das diretrizes da nova gestão que busca a valorização e garantia da atuação do farmacêutico em diversas áreas. Nesse caso, o GTAM é um instrumento para que os índices de assistência farmacêutica no setor público igualem e até superem os índices do setor privado, que em 2011 foi de 87% de presença em farmácias e drogarias.
A presença do farmacêutico se traduz na melhor gestão dos estoques, do armazenamento e do fluxo de medicamentos, com consequente redução dos desperdícios, planejamento e processos de compra mais eficientes e, para o paciente, na melhoria da qualidade e na eficiência do atendimento básico.
Os resultados da ação já começam a aparecer. Em pouco mais de dois meses de atuação, o GTAM já se reuniu ou recebeu consultas de mais de 55 prefeituras interessadas em implantar a assistência farmacêutica, 22 delas já formalizaram acordos com o CRF-SP que vão gerar a contratação de mais de 60 farmacêuticos.
|
Encontro produtivo
O GTAM foi um dos destaques da participação do CRF-SP no Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems) em março passado, oportunidade em que a entidade também promoveu, na Universidade de Marília (Unimar), o Encontro Regional de Farmacêuticos da Saúde Pública, com a participação de profissionais que atuam na assistência farmacêutica municipal de Marília e região.
Durante a reunião, o presidente dr. Pedro Menegasso ressaltou que existe uma crescente demanda de profissionais para atuar na saúde pública nos últimos anos. Ele afirmou que o CRF-SP muito se orgulha desse crescimento, e que vem percebendo o aumento do interesse da sociedade em contar com o farmacêutico nas unidades de saúde. "Nós sempre lutamos para que isso acontecesse. Temos as Comissões Assessoras de Saúde Pública em quase todas as Seccionais, o que deu força a essa discussão com as prefeituras".
|
Renata Gonçalez e Thais Noronha