ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

Nº 122 - JUN-JUL-AGO / 2015

CRF-SP EM AÇÃO

Consulfarma

CRF-SP participa com estande e atividades técnicas

Dr. Ademir Valério, dr. Glicério Maia, vereadora Edir Sales, dr. Pedro Menegasso, dr. Renato Costa e dr. Antônio Geraldo Ribeiro Dr. Ademir Valério, dr. Glicério Maia, vereadora Edir Sales, dr. Pedro Menegasso, dr. Renato Costa e dr. Antônio Geraldo Ribeiro O ano de 2015 tem sido de comemorações para o setor da farmácia magistral e cosmética. Em abril, o CRF-SP obteve uma decisão favorável na Justiça Federal para que as farmácias pudessem manipular cosméticos sem a exigência de prescrição médica. Já em julho, um dos maiores congressos do setor em todo o mundo, a Consulfarma, completou dez anos com um grande evento, reunindo, em São Paulo, mais de seis mil participantes.

Com presença marcante, o CRF-SP recebeu milhares de farmacêuticos e acadêmicos em seu estande, já conhecido como a “Praça do CRF-SP”. Em um espaço aconchegante, os congressistas puderam discutir sobre as novidades do setor e se atualizar por meio das diversas facilidades preparadas aos farmacêuticos, como materiais técnicos, orientações de fiscalização e Programa de Assistência ao Farmacêutico (PAF).

A participação do CRF-SP não parou por aí. Também foram ministrados cursos de capacitação essenciais para quem atua no setor, como o “Atividades Clínicas do Farmacêutico na Farmácia Magistral”, ministrado pelo dr. José Vanilton de Almeida; e o “Interações Medicamentosas e Responsabilidade do Farmacêutico”, que foi realizado pelo conselheiro da entidade, dr. Fábio Ribeiro.

Para além das questões técnicas, o farmacêutico também pôde se familiarizar com as novidades da farmácia no campo político, por meio da mesa-redonda “Autonomia Técnica x Regulamentação Sanitária”, um debate fundamental que veio ao encontro da nova posição assumida pelo farmacêutico nos últimos anos, principalmente após a aprovação da Lei 13.021/14, a Lei da Farmácia Estabelecimento de Saúde.

O presidente do CRF-SP, dr. Pedro Eduardo Menegasso, também comentou sobre a importância do congresso e da participação da entidade no evento. “É uma oportunidade fundamental para falar com os farmacêuticos sobre os assuntos dessa área e mostrar a atuação do CRF-SP, como a recente vitória na Justiça que permite às farmácias manipular cosméticos sem a necessidade de prescrição médica. Isso estava inserido nas resoluções da vigilância sanitária e prejudicava o nosso âmbito de atuação.”

Por Mônica Neri