ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

 

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 121 - ABR-MAI / 2015

 

Campanha

‘Farmacêuticos contra a dengue’ conquista mídia local e nacional 

 

 farmaceuticos-contra-dengue

 

Lançada em março, a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”, idealizada pelo CRF-SP, obteve um considerável espaço nos meios de comunicação. O alerta contra a automedicação em casos da doença, emitido pelo CRF-SP, foi destaque nos principais jornais das emissoras afiliadas da Rede Globo, principalmente no interior paulista, onde se constatou o maior número de casos confirmados. A campanha ganhou eco e entrou na pauta de programas com veiculação nacional e internacional como o “Bem Estar” e o “Jornal Nacional”, ambos produzidos pela Rede Globo de Televisão.
Vários diretores regionais do CRF-SP concederam entrevistas a TVs, jornais, sites e rádios de grande circulação no interior de São Paulo.
O Jornal Nacional da Rede Globo, exibido no dia 12 de março, deu grande destaque para o tema ao entrevistar o presidente da entidade, dr. Pedro Menegasso.
No dia 24 de março, foi a vez do programa “Bem Estar”, que, pela segunda vez neste ano, contou com a participação e consultoria do dr. Pedro Menegasso. O presidente do CRF-SP dividiu a pauta sobre automedicação com os renomados médicos e consultores dr. Roberto Kalil e dr. Fábio Atui.
Apenas no Estado de São Paulo, 401.564* casos da doença já foram confirmados, o que representa um aumento recorde de 400% no comparativo de 2014. A região Sudeste concentra 81,2% dos óbitos do país, com 169 mortes confirmadas. Nesse cenário, o CRF-SP convocou os farmacêuticos para uma força-tarefa destinada a orientar e conscientizar a população quanto aos cuidados com a doença, formas de prevenção e responsabilidade no consumo de medicamentos como o ácido acetilsalicílico e o ibuprofeno, ambos de fácil acesso e que interferem na agregação plaquetária, assim como outros anti-inflamatórios não esteroidais.

* Boletim Epidemiológico. Vol.46. Secretaria de Vigilância em Saúde - Ministério da Saúde

programa-bemestarPresidente do CRF-SP participou do Jornal Nacional e programa Bem Estar.

  

Materiais técnicos

Para auxiliar o farmacêutico que deseja integrar a campanha “Farmacêuticos contra a Dengue”, o CRF-SP disponibilizou no portal www.crfsp.org.br/dengue materiais específicos, como ficha de atendimento farmacêutico e protocolo de manejo do paciente com suspeita de dengue. Essas ferramentas visam auxiliar os farmacêuticos a orientarem corretamente seus pacientes, ministrarem palestras para a comunidade (escolas, igrejas, associações etc.) ou até mesmo visitarem estabelecimentos comerciais da sua região para orientar as equipes que trabalham nesses locais.
A campanha “Farmacêuticos contra a Dengue” vem num ritmo de adesão de seis novas farmácias por dia, o que demonstra que o farmacêutico paulista está realmente preocupado e quer contribuir com a melhoria das condições de saúde de seus pacientes.

Por Wesley Alves

 

 

COMO PARTICIPAR

Entre em contato com o CRF-SP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (11) 3067-1483 ou por meio da seccional mais próxima. Ao ingressar na campanha, o nome e endereço do estabelecimento em que você atua constará no site farmaceuticosp.com.br/dengue

 

 

  

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.