ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015

 

Um dos benefícios é a melhora da circulação do sangue, proporcionando menos inchaço. Na foto, a manobra Gunfa 1 (manobra em rolamento) - foto: arquivo pessoal / Marcelo BuzanelliUm dos benefícios é a melhora da circulação do sangue, proporcionando menos inchaço. Na foto, a manobra Gunfa 1 (manobra em rolamento) - foto: arquivo pessoal / Marcelo Buzanelli

Bem longe das agulhas

Técnica usa mãos, punhos, braços e cotovelos para tratar as doenças e trazer conforto

A dor de um torcicolo impedia de trabalhar e chegou mesmo a imobilizar uma advogada de 65 anos, o que a fez tomar medicamentos como tramadol e codeína. Com pavor de agulhas, a profissional procurou uma alternativa à acupuntura com um farmacêutico e especialista em Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Desde então, sua vida mudou completamente.

O farmacêutico em questão era o dr. Marcelo Fernando Buzanelli, membro da Comissão Assessora de Acupuntura/MTC do CRF-SP, e a técnica utilizada o Tuiná, sistema de massagem chinesa que emprega 37 formas de manipulação para estimular ou sedar pontos dos meridianos do paciente. “Após quatro sessões em um espaço de duas semanas, o resultado foi a eliminação total da dor”, lembra o dr. Marcelo. Isso aconteceu há dois anos e, desde então, o torcicolo voltou a incomodar a advogada em apenas dois episódios esporádicos, que foram sanados com uma sessão.

Manobra Doufa 2 (manobra de chacoalhar) - foto: arquivo pessoal / Marcelo BuzanelliManobra Yaofa 1 (manobra em rotação) - foto: arquivo pessoal / Marcelo BuzanelliManobra Anfa (manobra em pressão) - foto: arquivo pessoal / Marcelo BuzanelliDe cima p/ baixo, Manobra Doufa 2 (manobra de chacoalhar), Manobra Yaofa 1 (manobra em rotação) e Manobra Anfa (manobra em pressão) - fotos: arquivo pessoal / Marcelo BuzanelliUma das mais antigas formas de tratamento da humanidade, o Tuiná, que significa “empurrar” (tui) e “puxar” (na), surgiu na MTC há mais de cinco mil anos. Considerado a massagem chinesa por excelência, visa ao equilíbrio do fluxo de energia por meio dos canais de energia do corpo (meridianos) e costuma ser frequentemente utilizada com outras técnicas terapêuticas como a acupuntura, moxabustão, fitoterapia chinesa e qigong. Dele originaram-se várias outras técnicas, como o Shiatzu, por exemplo.

Para a realização do tratamento por meio do Tuiná, é importante destacar os fatores que provocaram o desequilíbrio entre o Yin e o Yang no organismo, e prevenir, eliminar ou minimizar sua influência. Para isso, deve-se recorrer ao exame de pulsos, língua e palpação dos meridianos e pontos para reunir informações que conduzam ao diagnóstico segundo a MTC.

Especialista em MTC desde 2008, dr. Marcelo Buzanelli interessou-se pelo Tuiná durante uma pós-graduação, e decidiu fazer um curso de extensão sobre a técnica. Ele ressalta que, na China, o Tuiná ocupa parte ativa em vários campos da medicina, como o serviço médico, reabilitação e preservação da saúde, além de ser uma terapia segura, eficaz e livre de efeitos colaterais. “A técnica será aceita dia após dia pelas pessoas de todo o mundo, e contribuirá grandemente para a saúde e prolongamento da vida”, avalia o especialista.

Dr. Buzanelli chama a atenção para o caso de uma paciente de 45 anos, esteticista, vítima de uma enxaqueca crônica que chegou a incapacitá-la para o trabalho. Fez uso de vários tratamentos medicamentosos, dietas e até simpatias, sem resultado relevante. Como ela tinha aversão às agulhas, o dr. Buzanelli realizou um tratamento longo, de aproximadamente um ano e meio e a dor cessou. Depois, estabeleceu uma sessão mensal, de manutenção, por seis meses. “Segundo meu professor dr. Cláudio Lopes (acupunturista, fisoterapeuta e educador físico), Tuiná é arte de harmonizar o homem no espaço entre o céu e a terra com o uso das mãos, realizando manipulações integrativas para o fluir contínuo do seu organismo”, explica.

A técnica pode auxiliar a medicina ocidental na melhora dos efeitos colaterais de alguns tratamentos, como também ser o próprio tratamento de algumas patologias. Entre as indicações estão: osteo-miologias (contraturas, contusões, algias etc), relaxamento, cefaleias, enxaquecas e equilíbrio do organismo. Tudo sem a necessidade de outras ferramentas além das próprias mãos, punhos, braços e cotovelos.

Apesar de não apresentar efeitos colaterais e de não ter restrição quanto à idade do paciente, é necessário que haja atenção às contraindicações do Tuiná. Segundo o dr. Marcelo, as restrições são em relação às manobras e pontos. “Vai depender do estado físico do paciente, ou seja, cirurgias, gestação, imobilizações.”

Por Thais Noronha

Benefícios do Tuiná

  • Melhora a circulação do sangue e dos vasos linfáticos, proporcionando menos inchaço nos membros inferiores;
  • Produz relaxamento e alívio do estresse, gerando melhor qualidade de vida;
  • Ajuda a manter a saúde, previne doenças e, como consequência, proporciona maior sobrevida;
  • Auxilia no tratamento de problemas respiratórios, digestivos, musculares, cardíacos, neurológicos, renais, distúrbios menstruais, dores de cabeça, lombalgia, torcicolo, nervo ciático e outros;
  • Retarda o envelhecimento;
  • Melhora a concentração mental.

Fonte: Portal Saúde

 

Na China, usa-se o Tuiná infantil para tratar qualquer doença (foto: Ingimage)Indicado às crianças

Se muitos adultos têm aversão às agulhas, o que dizer de uma criança? Nesse momento, o Tuiná também aparece como alternativa, especialmente para a melhoria do sono de bebês e sua inabilidade em sugar o leite.

Na China, usa-se o Tuiná infantil para tratar qualquer doença, sem exceção das complicações respiratórias, da falta de apetite, dos problemas de digestão, da obstipação ou da inquietação. Mostra-se eficiente, também, em situações de atraso no desenvolvimento mental, físico ou emocional.

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.