ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015

 

Raio-X da profissão (Ingimage)

Raio-X da profissão

Pesquisa realizada pelo novo comitê do CRF-SP aponta principais dificuldades no ambiente de trabalho

Criado há um ano para estudar questões relacionadas ao exercício profissional e propor alternativas e melhorias, o Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais apresenta os resultados da sua primeira pesquisa sobre as necessidades do farmacêutico paulista, realizada com profissionais de diversas áreas de atuação por meio do portal do CRF-SP, entre junho e outubro de 2014. Segundo o resultado preliminar, a maioria dos problemas foi relatada por farmacêuticos que atuam em farmácia, sendo a falta de autonomia e de respeito as queixas mais comuns.

O objetivo da pesquisa, que abriu os trabalhos do Comitê, foi ouvir o maior número de profissionais possível e identificar as principais dificuldades encontradas no exercício da profissão (aspectos pessoais e materiais).

O resultado foi importante para ordenar as prioridades dos trabalhos do grupo, estudar quais ações cabíveis e a possibilidade de o CRF-SP resolver os problemas apontados ou interceder junto a outros órgãos ou entidades.

DUAS FACES

Após compilados os dados da pesquisa, o Comitê concluiu que os problemas apontados passam por diferentes conotações de ordem legal e educacional e podem ser divididos em dois grupos: condições mínimas para o exercício profissional e valorização profissional.

Participantes por área (dados: Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais / arte: Ana Laura Azevedo)Outra conclusão do trabalho é que a maioria dos relatos refere-se principalmente às farmácias e drogarias (59%), mas também foram apontados problemas nas áreas das análises clínicas (7,2%), saúde pública (20%), farmácia hospitalar (4,8%), indústria (1,4%) e outras áreas (7,6%).

Para a coordenadora do Comitê, a conselheira do CRF-SP dra. Maria Fernanda Carvalho, os números refletem a quantidade de profissionais que atuam em farmácias e drogarias. “Hoje, cerca de 42% dos profissionais inscritos no Conselho trabalham no setor. Mas essa área também foi a que apresentou mais regulamentações nos últimos anos, com aumento de trabalho e responsabilidade legal do farmacêutico”, afirmou.

Dificuldades pessoais (dados: Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais / arte: Ana Laura Azevedo)DIFICULDADES

Dentre as dificuldades apresentadas na pesquisa, as mais mencionadas do ponto de vista pessoal foram: carga horária semanal excessiva (13,5%); desvio de função (13,5%); exigências que conflitam com o Código de Ética (10,7%); falta de autonomia profissional (16%); falta de respeito/valorização profissional (16%); e piso salarial baixo (12,3%). 

Com relação ao aspecto material, as queixas mais mencionadas pelos participantes foram: condições ergonômicas inadequadas (11,1%); falta de estrutura física e/ou recursos materiais necessários para o desempenho das atividades (15,9%); falta de acesso a todas as informações técnicas/científicas relacionadas ao seu trabalho (física ou virtual) (13,2%); e falta de recursos humanos (10,2%).

Dificuldades materiais (dados: Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais / arte: Ana Laura Azevedo)Grande parte das dificuldades apontadas refere-se a questões trabalhistas, por esse motivo uma das propostas do Comitê é a ampliação da parceria entre CRF-SP e Sindicato dos Farmacêuticos no Estado de São Paulo (Sinfar-SP) para realização de palestras com o tema “Direitos dos farmacêuticos e assédio moral”, bem como para encaminhamento das questões trabalhistas, envolvendo a atuação do farmacêutico, detectadas durante as fiscalizações e as reclamações com esse teor recebidas no CRF-SP, a exemplo do desvio de função, piso salarial baixo e carga horária semanal excessiva, que devem ser solucionadas perante a Justiça do Trabalho.

Para o dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, a criação do comitê é mais uma ação do CRF-SP que visa discutir e propor alternativas para solução de problemas que afetam o exercício profissional. “Sabemos que as questões trabalhistas não estão diretamente relacionadas ao âmbito de atuação desta autarquia, mas quando ameaçam afetar a autonomia do farmacêutico e, consequentemente, a assistência prestada, a nossa intervenção é plenamente possível. Mesmo com limitações legais, temos que avançar nessa discussão para propor soluções aos problemas que têm afetado nossa profissão.” 

Sobre o comitê

O Comitê de Direitos e Prerrogativas Profissionais foi criado pelo Plenário do CRF-SP, por meio da Deliberação nº 116, em 13 de março de 2014 e tem como principal atribuição a defesa dos direitos dos farmacêuticos no exercício da profissão.

Cabe ao Comitê assistir o farmacêutico cuja prerrogativa for violada; apreciar e dar parecer sobre representações de queixas referentes a afrontas ou lesões às prerrogativas e direitos dos farmacêuticos; apreciar e dar parecer sobre pedidos de desagravo aos farmacêuticos; promover todas as medidas e diligências necessárias à defesa, preservação e garantia dos direitos e prerrogativas profissionais; além de verificar os casos de exercício ilegal da profissão.

Membros do comitê de direitos e prerrogativas do CRF-SP (foto: Mônica Neri)Membros
Dra. Maria Fernanda Carvalho (coordenadora), conselheira do CRF-SP
Dr. Rogério Silveira, diretor regional da Seccional do CRF-SP em Sorocaba e diretor do Sinfar-SP
Dra. Célia Tanigaki, conselheira do CRF-SP
Dr. Roberto Tadao, gerente do Departamento Jurídico do CRF-SP
Dra. Luciane Maria Ribeiro Neto, gerente da Secretaria das Comissões de Ética do CRF-SP
Dra. Paula Signorini Pessoa, coordenadora do Departamento de Denúncia do CRF-SP

  

FALE COM O COMITÊ
O farmacêutico pode encaminhar reclamações relativas à lesão no exercício profissional para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

 

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.