ESTABELECIMENTOS REGISTRADOS

PROFISSIONAIS INSCRITOS ATIVOS

Revista do Farmacêutico

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 120 - FEV-MAR / 2015

 

Farmacêuticos contra a dengue

CRF-SP realiza campanha emergencial para que farmacêuticos atuem na orientação e prevenção da doença

Cartaz que será afixado nas farmácias que aderirem à campanhaCartaz que será afixado nas farmácias que aderirem à campanha

Frente às cerca de 70 mortes e mais de 80 mil casos de dengue notificados no Estado de São Paulo, o CRF-SP está engajado em uma grande campanha com o objetivo de ajudar no combate à doença, estimulando os profissionais a orientar seus pacientes sobre prevenção, cuidados e riscos no consumo de medicamentos e ainda para que efetuem o encaminhamento para atendimento médico especializado, quando necessário. O farmacêutico acaba sendo um dos primeiros profissionais de saúde a atender o paciente com dengue, que procura a farmácia em busca de medicamentos para aliviar a dor e a febre.

Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante entrevista ao Jornal Nacional (foto: Renata Gonçalez)Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, durante entrevista ao Jornal Nacional (foto: Renata Gonçalez)Um dos papéis do farmacêutico é a orientação quanto ao uso de medicamentos, ou seja, alertar, por exemplo, que uma dose exagerada de paracetamol pode causar graves danos hepáticos. Além disso, medicamentos como ibuprofeno e ácido acetilsalicílico devem ser evitados por quem está com sintomas de dengue, pois ambos interferem na agregação plaquetária, assim como outros anti-inflamatórios não esteroidais. Por esse motivo, o CRF-SP recomenda que os medicamentos que interferem no mecanismo de agregação plaquetária, ainda que isentos de prescrição médica, não fiquem disponíveis no autosserviço das farmácias.

Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, durante a palestra na sede do CRF-SP (foto: Mônica Neri)Dra. Amouni Mourad, assessora técnica do CRF-SP, durante a palestra na sede do CRF-SPDra. Marcia Borges falou sobre a utilização da homeopatia na prevenção da dengue (foto: Mônica Neri)Dra. Marcia Borges falou sobre a utilização da homeopatia na prevenção da dengue (fotos: Mônica Neri)Evento foi transmitido via streamingCAPACITAÇÃO

Em 11 de março, a assessora técnica do CRF-SP, dra. Amouni Mourad, ministrou palestra sobre os aspectos gerais da dengue, como sintomas, cuidados, prevenção e medicamentos e a coordenadora da Comissão Assessora de Homeopatia do CRF-SP, dra. Márcia Borges, falou sobre os impactos da homeopatia na prevenção e tratamento da dengue. A capacitação na sede do CRF-SP foi transmitida simultaneamente para as 27 seccionais. Para os farmacêuticos que não puderam participar em 11/03, mas que desejam se preparar para oferecer um atendimento adequado ao paciente, o CRF-SP disponibiliza o vídeo das palestras no portal www.crfsp.org.br/dengue e no aplicativo “CRF-SP”, disponível para Android e iOS.

Na página sobre a dengue no portal do CRF-SP, também podem ser encontrados outros materiais técnicos como o algoritmo de manejo do paciente pelo farmacêutico e a Ficha de Atendimento Farmacêutico - supeita de dengue.

FARMACÊUTICO: FAÇA SUA PARTE

  • Orientando seus pacientes;
  • Ministrando palestras para a comunidade (escolas, igrejas, associações etc.);
  • Visitando estabelecimentos comerciais de sua região para orientar as equipes que trabalham nesses locais.

Ao ingressar na campanha, o nome e endereço do estabelecimento em que o farmacêutico atua constarão no site www.farmaceuticosp.com.br/dengue.

Para participar, entre em contato com o CRF-SP pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., telefone (11) 3067-1483 ou por meio da seccional mais próxima.

 

Folder do CRF-SP com orientações sobre a dengue pode ser  baixado no portal www.crfsp.org.brFolder do CRF-SP com orientações sobre a dengue pode ser baixado no portal www.crfsp.org.br

 

 

 

     

    Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.