Revista do Farmacêutico 113 - Preste Atenção

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Preste Atenção


Programa Mais Médicos

Receituário para dispensação emitido por médicos estrangeiros deverá seguir o já preconizado na legislação


Foto: Blend Images/Latinstock

A vinda de médicos estrangeiros para o Brasil, pelo Programa Mais Médicos, do Ministério da Saúde, tem gerado questionamento dos farmacêuticos sobre como proceder ao receber uma prescrição emitida por esses profissionais. À parte das polêmicas relacionadas ao programa, a norma legislativa emitida pela presidente Dilma Rousseff,  que regulamenta a ação (artigo 10 da MP 621/13), prevê a expedição de registro provisório aos médicos estrangeiros pelos Conselhos Regionais de Medicina. Desta maneira, a avaliação do receituário para dispensação de medicamentos nas farmácias e drogarias deverá seguir o já preconizado na legislação, sendo obrigatório o nº de CRM e assinatura do profissional. Segue abaixo trechos da MP. Qualquer dúvida,  entre em contato com o departamento de orientação farmacêutica pelo tel (11) 3067-1494 ou pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

MEDIDA PROVISÓRIA Nº 621, DE 8 DE JULHO DE 2013  – Institui o Programa Mais Médicos(...)

- Art. 10. O médico intercambista exercerá a medicina exclusivamente no âmbito das atividades de ensino, pesquisa e extensão do Projeto Mais Médicos para o Brasil, dispensada, para tal fim, a revalidação de seu diploma nos termos do § 2o do art. 48 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

- § 1o  Fica vedado ao médico intercambista o exercício da medicina fora das atividades do Projeto Mais Médicos para o Brasil.

- § 2o  Para exercício da medicina pelo médico intercambista no âmbito do Projeto Mais Médicos para o Brasil será expedido registro provisório pelos Conselhos Regionais de Medicina. (g.n.)

- § 3o  A declaração de participação do médico intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil, fornecida pela coordenação do programa, é condição necessária e suficiente para a expedição de registro provisório pelos Conselhos Regionais de Medicina, não sendo aplicável o art. 99 da Lei no 6.815, de 19 de agosto de 1980, e o art. 17 da Lei nº 3.268, de 30 de setembro de 1957. 

- § 4o  O registro provisório será expedido pelo Conselho Regional de Medicina no prazo de quinze dias, contado da apresentação do requerimento pela coordenação do programa de aperfeiçoamento, e terá validade restrita à permanência do médico intercambista no Projeto Mais Médicos para o Brasil, nos termos do regulamento.  

- § 5o  O médico intercambista registrado provisoriamente estará sujeito à fiscalização e ao pagamento das anuidades estabelecidas pelo Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito, conforme legislação aplicável aos médicos inscritos em definitivo. 

- § 6o  O médico intercambista não participará das eleições do Conselho Regional de Medicina em que estiver inscrito.

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.