Revista do Farmacêutico 113 - Especial Congresso

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Especial Congresso


Conhecimento, Prática e Atitude

Foto: Agência Luz

XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos reuniu três mil pessoas e foi fundamental para atualização do farmacêutico

O XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos, realizado de 5 a 8 de outubro de 2013, no Transamerica Expocenter, na capital paulista, coincidiu com um momento histórico no qual o farmacêutico desponta na sociedade, tendo sua importância e credibilidade ampliadas pela prescrição farmacêutica. 

O evento foi grandioso e reuniu congressistas e palestrantes do Brasil, América Latina, Estados Unidos, Canadá e Europa, que apresentaram novidades e experiências exitosas, além de debaterem o presente e futuro da Farmácia no Brasil e no mundo. Foi uma oportunidade única para discutir sobre conhecimentos, práticas e atitudes para o exercício da profissão com excelência e sobre o que há de mais moderno na Farmácia mundial. 

frase1O primeiro dia foi dedicado a minicursos que prepararam os farmacêuticos e estudantes para a prática profissional. Com lotação esgotada, um dos destaques foi o tema ministrado pelo professor espanhol dr. Manuel Machuca González, presidente da Sociedade Espanhola de Otimização da Farmacoterapia e pela dra. Djenane Oliveira, professora-adjunta da Faculdade de Farmácia da Universidade de Minnesota - EUA. Com uma dinâmica que entreteve os participantes, o minicurso “Atenção Farmacêutica: gestão integrada da terapia medicamentosa” mostrou o quanto essa prática interfere no tratamento de forma positiva. “O farmacêutico deve assumir sua responsabilidade com os medicamentos, não somente para garantir a segurança e eficácia, mas para que os pacientes tomem os medicamentos apenas quando precisarem”, afirmou o espanhol. Assuntos como Cosmetologia, Toxicologia, Farmacoeconomia, Farmacogenética, Rádiofarmacos e diversos outros foram abordados. 

O doping de atletas e a suplementação alimentar também chamaram a atenção dos participantes que foram conferir de perto todos os perigos e artifícios utilizados por pessoas que querem potencializar os efeitos do exercício.

 

Foto: Agência Luz
Dr. Manuel Machuca e dra. Djenane Ramalho ministraram um dos minicursos (Foto: Agência Luz)

O CRF-SP, como anfitrião do maior e mais completo congresso de Farmácia da América Latina, presenteou os participantes com uma programação pensada por um corpo técnico renomado formado por docentes e profissionais com experiência nas mais diversas áreas. Dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP, destaca a preparação. “Foram quase dois anos planejando e trabalhando em uma programação que atendesse às necessidades do profissional do século XXI”. 

 

Em prol da Farmácia

Pela primeira vez, o Congresso Paulista de Farmacêuticos recebeu outros eventos do setor, que aconteceram simultaneamente. Além do já tradicional IX Seminário Internacional de Farmacêuticos, integraram o evento o IX Congresso Brasileiro de Farmácia Homeopática, o Encontro Anfarmag de Farmacêuticos Magistrais e o V Congresso da Associação Ibero-Americana das Academias de Farmácia. 

 

Foto: Agência Luz
Durante a cerimônia de abertura: Dr. Fábio Ribeiro, coordenador da Comissão Executiva, dra. Márcia Gutierrez, presidente da ABFH, dr. Walter Jorge, presidente do CFF, dr. Mario Hirata, presidente de honra do Congresso, dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, dr. Ademir Valério, presidente da Anfarmag e dr. Pedro Menegasso, presidente do CRF-SP (Foto: Agência Luz)

Para a presidente da Associação Brasileira de Farmácia Homeopática (ABFH), dra. Márcia Gutierrez, o congresso foi importante para debater temas atuais da Farmácia homeopática, mas o principal foco foi discutir o futuro. “Foi importante para saber quais são as principais ações necessárias para fortalecer esse setor da manipulação magistral homeopática”. 

 

Já dr. Lauro Moretto, presidente da Academia Nacional de Farmácia, afirmou que o objetivo do V Congresso da Associação Ibero Americana das Academias de Farmácia foi discutir as fronteiras das Ciências Farmacêuticas. “Para isso é importante buscar novidades e conhecimento que estão surgindo nas ciências, nas tecnologias, na regulamentação, no mercado, no acesso aos medicamentos e muito especialmente no processo educacional.” Representando o setor magistral, dr. Ademir Valério, presidente da Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais destacou que foi um grande acerto a realização do Encontro Anfarmag de Farmacêuticos Magistrais em paralelo ao Congresso do CRF-SP. “Possibilitou uma participação mais significativa dos profissionais em ambos os eventos. Para o próximo Congresso, pretendemos repetir a parceria por ser uma iniciativa muito positiva para o setor e para os farmacêuticos”. 

 

Foto: Agência Luz
Dr. Marcos Machado, dra. Raquel Rizzi, dra. Priscila Dejuste e dr. Pedro Menegasso (Foto: Agência Luz)

Farmashow - Mais do que negócios

 

A feira que integrou o XVII Congresso Paulista de Farmacêuticos proporcionou aos visitantes muito mais do que negócios. O acesso às informações e produtos de ponta e o importante networking com representantes de indústrias farmacêuticas, redes de drogarias, entidades do setor, órgãos federais e muitas outras empresas foram destaques. 

O estande do CRF-SP foi intensamente visitado pelos congressistas e contou com uma área estrategicamente criada para as empresas que integram o Programa de Assistência ao Farmacêutico – PAF. Durante os quatro dias, os parceiros apresentaram os descontos em produtos e serviços exclusivos aos farmacêuticos, que também puderam conhecer o novo banco de empregos (confira mais informações na matéria de capa)

 

Foto> Agência Luz
Estande do CRF-SP contou com palestras, informações, materiais técnicos e parceiros do PAF (Foto: Agência Luz)

Também no estande, o CRF-SP ofereceu gratuitamente palestras orientativas de 30 minutos com temas que estão diretamente relacionados ao dia a dia do farmacêutico como prescrição farmacêutica, SNGPC, interações com anti-inflamatórios, entre outros. Pensando no profissional que não pôde comparecer, o CRF-SP transmitiu ao vivo pelo portal todas as palestras que aconteceram no estande. Pelas redes sociais, o retorno foi imediato, com a participação de internautas que aprovaram a ideia. Todas as palestras estarão disponíveis na íntegra na área de vídeos do portal (www.crfsp.org.br/videos). 

 

Em primeira mão

Os participantes do XVII Congresso receberam em primeira mão a nona edição do Fascículo Farmácia Estabelecimento de Saúde, que trata sobre os anti-inflamatórios. A publicação, que tem a chancela da Organização Pan-americana de Saúde (Opas), traz informações técnicas e científicas sobre uma das categorias de medicamentos mais procuradas nos estabelecimentos, que é a de anti-inflamatórios. A ferramenta oferece informações sobre a responsabilidade do farmacêutico, interações medicamentosas, fisiologia da inflamação e outros dados que poderão melhorar a qualidade do atendimento à população. 

 

Foto: Agência Luz
Dr. Lauro Moretto, presidente da ANF, durante congresso que aconteceu paralelamente (Foto: Agência Luz)

Elaborado pela equipe técnica de farmacêuticos do CRF-SP e coordenado pelo Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, o nono fascículo será enviado gratuitamente a todos os farmacêuticos inscritos em São Paulo, além de estar disponível para download no portal do CRF-SP.

 

TV CRF-SP no Congresso 

Quem estava de olho nas páginas do CRF-SP nas redes sociais (Facebook e Twitter) acompanhou em detalhes o Congresso. A TV CRF-SP esteve presente e entrevistou alguns dos personagens da 17ª edição do evento, entre eles ministrantes, diretores e organizadores. Os vídeos com as opiniões e destaques foram postados na fanpage www.facebook.com/crfsp e alcançaram mais de 20 mil visualizações.

frase2

Movimento Saúde +10

Durante o Congresso, várias entidades realizaram em frente ao estande do CRF-SP um ato de apoio ao Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública - Saúde +10, cujo objetivo é pedir a aprovação imediata do PLP 321/13, que prevê o investimento de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde. O CRF-SP é uma das entidades que apoiam o movimento. Segundo a dra. Luciana Canetto, diretora de Piracicaba e membro do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM), o Grupo irá apoiar e fortalecer o Saúde + 10. “Com o GTAM, o CRF-SP se compromete com o Saúde +10 por meio da sensibilização dos gestores municipais e líderes políticos no fortalecimento desse movimento”. O diretor da Seccional de Sorocaba, dr. Rogério Silveira, acrescentou: “É importante que a categoria se mobilize, especialmente os farmacêuticos que atuam na saúde pública, pois acreditamos que esse recurso previsto no PLP 321/13 deverá fortalecer a assistência farmacêutica nos municípios”.

Foto: Agência Luz
Dr. Antônio Geraldo, coordenador do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde (Foto: Agência Luz)


 

Chave de ouro

Os quatro dias de atualização profissional, networking e uma explosão de novidades do setor farmacêutico foram encerrados com a palestra “Farmacêutico do século XXI”, proferida pelo dr. Pedro Menegasso. Com a plateia lotada, o presidente mostrou inovações tecnológicas de outros países na área de dispensação de medicamentos. Em um dos vídeos, um sistema automatizado na farmácia inclui o medicamento no estoque, seleciona, confere, transporta e dá todo o suporte necessário para a minimização de erros. 

Dr. Pedro foi enfático ao ressaltar que as novas tendências podem otimizar o processo de dispensação, mas só terão êxito se ocorrer a participação ativa de um farmacêutico que atue clinicamente. “É uma rica oportunidade para o farmacêutico atuar efetivamente. As máquinas não substituem o profissional na orientação ao paciente, identificação e tratamento de transtornos leves, informações sobre interações, reações adversas, conselhos para melhorar a qualidade de vida”. 

frase3Em um dos momentos, uma frase chamou a atenção dos participantes “Uma profissão é verdadeiramente reconhecida pela sociedade quando as pessoas precisam e confiam no trabalho dos profissionais que integram a categoria”. A citação gerou uma reflexão: Qual é o farmacêutico que a população necessita? Dr. Pedro prontamente respondeu: “Para uma atuação clínica, é essencial que o farmacêutico possua conhecimento técnico e jurídico, visão humanística, autonomia técnica, visão política, atue com ética e, principalmente, que tenha postura adequada para integrar-se à equipe de saúde e interagir com qualidade com o paciente e a comunidade”

Para encerrar o evento, a Comissão Científica divulgou os nomes dos trabalhos premiados. Confira a lista no portal do CRF-SP (www.crfsp.org.br).

Foto: Agência Luz
Movimentação intensa na área de exposição dos trabalhos científicos (Foto: Agência Luz)
Foto: Agência Luz
Quem compareceu ao Congresso teve acesso em primeira mão ao nono Fascículo (Foto: Agência Luz)
Foto: Agência Luz
Dr. Rodinei Veloso, conselheiro do CRF-SP, ministrou palestras sobre interações com anti-inflamatórios (Foto: Agência Luz)
frase4

 

 

Thais Noronha (com informações de Carlos Nascimento, Flávia Torres, Mônica Neri e Renata Gonçalez)

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.