Revista do Farmacêutico 113 - Farmacêuticos de Atitude

rf108_cabecalho

PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 113 - SET-OUT / 2013

Revista 113 setinha Farmacêuticos de Atitude


Ela ajudou a fazer história

Foto: Agência Brasil

 

 

Responsável pela implementação dos genéricos em vários laboratórios, dra. Maria Claudia Pontes está há 15 anos na área de marketing farmacêutico

Em 1999, o medicamento mais famoso e mais consumido do mundo, a Aspirina®, completou 100 anos. O fármaco, cujo componente principal é o ácido acetilsalicílico, foi o primeiro a ser sintetizado na história. Foi a primeira criação da indústria farmacêutica e também o primeira vendida em tabletes. 

Naquele ano, a saúde brasileira testemunhou uma grande mudança na Farmácia: o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, assinou a Lei nº 9.787, a Lei dos Genéricos, que autoriza a comercialização de medicamentos com patentes caducadas por qualquer laboratório, em embalagem padronizada com uma tarja amarela e um grande “G”  impresso e a informação: “Medicamento Genérico - Lei 9.787/99” e o nome do princípio ativo.

Foi nesta mesma época que a farmacêutica dra. Maria Claudia Pontes teve uma guinada em sua carreira. A paixão por Química e por Biologia somada à resistência em cursar Medicina foi o que fez dra. Maria Claudia se interessar por Farmácia. Ela se formou em 1992 pela Universidade de São Paulo (USP) e logo começou a estagiar na Natura, quando teve a oportunidade de estudar perfumaria em Zagreb, na Croácia. Após a experiência, trabalhou na área de marketing da Haarmm & Reimer, da Bayer, o que a levou a cursar pós-graduação em Marketing da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). 

A partir daí, sua carreira em marketing farmacêutico a levou a trabalhar em projetos para clientes como Natura, Boticário, Colgate e Unilever. Mas o grande momento profissional se deu com a ascensão dos medicamentos genéricos em 2000, quando trabalhava na Biosintética.  

“Tive o prazer de liderar este projeto que mudou o mercado farmacêutico brasileiro e colocou a Biosintética entre as principais indústrias nacionais de genérico, chegando a ser a terceira empresa do mercado e a líder absoluta de medicamentos genéricos de uso crônico”, afirma, com orgulho.

Os medicamentos genéricos foram um marco para a história da saúde brasileira. Os preços desse tipo de medicamento caiu no mínimo 35%, uma enorme diferença para a população que encontrava dificuldades de continuar tratamentos. Os genéricos tornaram-se uma alternativa viável e segura para seguir as prescrições médicas corretamente.

A mudança, obviamente, afetou muito a indústria farmacêutica e para a dra. Maria Claudia, o passo incerto foi decisivo em sua trajetória profissional.  

“Os genéricos são uma realidade que não existia há 13 anos. Ninguém imaginava o alcance deste segmento e a mudança que ele ocasionaria no mercado”, conta. 

Com preços mais baixos, a procura por esse tipo de medicamento foi ampla. As empresas precisavam se preparar para atender esse novo público. O varejo (venda direta ao consumidor final) ganhou notoriedade para as indústrias farmacêuticas e passou a ser o alvo central de investimentos.

“O varejo acelerou a consolidação dos genéricos, sua expansão, captou mais investimentos externos e a atenção das empresas farmacêuticas nacionais e internacionais”, diz a farmacêutica.

 

Foto: Arquivo Pessoal
A farmacêutica dra. Maria Claudia Pontes deu uma guinada na carreira após a implementação dos medicamentos genéricos no Brasil (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o sucesso na implementação da área de Marketing Genérico, dra. Maria Claudia passou a ser uma profissional reconhecida neste nicho. Em 2006, recebeu o convite para montar a área de genéricos no grupo Sanofi. Na empresa, tornou-se Head de Genéricos para América Latina, após a aquisição da Medley em 2009. Ao longo destes quatro anos, a executiva reestruturou e desenvolveu a unidade genéricos Medley em países como México, Venezuela, Guatemala, Colômbia, entre outros. 

 

Maria Claudia Pontes tem 15 anos de carreira em marketing farmacêutico e acompanha há 13 anos a evolução dos genéricos no Brasil. Em 2013 ela se tornou Diretora de Marketing Genéricos da Medley. O cargo que assume nesta empresa, líder no mercado de genéricos desde 2002, é a consolidação de uma carreira que em grande parte foi dedicada à implementação deste mercado no Brasil. 

Atualmente, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos, a Pró Genéricos, são mais de 18 mil apresentações de medicamentos desse gênero, que tratam a maioria das doenças conhecidas. Lembra da Aspirina® no início da matéria? O primeiro genérico dela saiu em 2001. 

Para atuar em Marketing Farmacêutico

A dica de dra. Maria Claudia para quem deseja trabalhar na área de marketing farmacêutico é buscar experiências e se especializar.

“O profissional que queira atuar na área de marketing deve buscar experiência na área comercial como propagandista médico ou representante comercial ou mesmo iniciar como analista/assistente de marketing ou trade marketing.”

 Ela alerta que o farmacêutico tem que ter perfil certo para área. “É um perfil para atuar em uma posição que exija flexibilidade, poder de persuasão, capacidade de análise e síntese, e tino comercial.  Só o conhecimento técnico não é um diferencial se o interessado não tiver este perfil”, afirma.

Flávia Torres (com supervisão Marivaldo Carvalho)

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.