Revista 106 - Mês do Farmacêutico 2012 - O dia que fez a diferença



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106 setinha Mês do Farmacêutico 2012setinha O dia que fez a diferença


O dia que fez a diferença

CRF-SP inova e comemora o dia 20 de janeiro discutindo coaching, comunicação, marketing pessoal e carreira em seminário que contou com a participação de cerca de 500 profissionais em São Paulo

Max Gehringer no Seminário “Valorização profissional: tenha atitude e faça a diferença” (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Igual porém diferente. Como acontece em todos os anos, o Dia do Farmacêutico (20 de janeiro) foi marcado pela realização de um grande encontro profissional, no auditório da Universidade Paulista (Unip), campus Paraíso, na capital. Só que este ano as tradicionais palestras sobre temas técnicos abriram espaço para o debate de outro assunto muito importante: o fortalecimento da imagem do farmacêutico no seu ambiente de trabalho. Pela primeira vez o CRF-SP trouxe como tema central das discussões a importância do marketing pessoal, comunicação interpessoal e coaching no Seminário “Valorização profissional: tenha atitude e faça a diferença”.

Dr. Pedro Menegasso, Reinaldo Passadori e Max Gehringer (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Dr. Pedro Menegasso, Reinaldo Passadori e Max Gehringer (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

Cerca de 500 farmacêuticos passaram um dia diferente, em companhia de palestrantes de renome como Max Gehringer, Reinaldo Passadori, Lucia Kratz e Humberto Guimarães Neto, que mostraram aos profissionais as principais ferramentas que podem ser utilizadas em busca de destaque no mercado de trabalho. Um evento de altíssimo padrão, oferecido gratuitamente pelo CRF-SP, que proporcionou aos farmacêuticos contato com ferramentas que vêm sendo usadas por executivos  de grandes empresas.

Na abertura, o presidente do Conselho, dr. Pedro Menegasso,  enfatizou a necessidade de o profissional buscar seu espaço. “Vamos modificar as nossas atitudes. Não adianta nos acomodarmos. Não será por imposição legal que ganharemos mais e trabalharemos menos, isso se resolve com postura, dedicação e merecimento. Temos que buscar a valorização do nosso trabalho no dia a dia, fazendo a diferença na vida das pessoas, demonstrando que, se o farmacêutico, que já possui excelente formação técnica, incorporar uma postura de liderança, independentemente de imposições e exigências estritamente legais, alcançará a valorização que merece, desde que ele seja também proaativo.”

Lúcia Kratz (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Lúcia Kratz: hoje o funcionário pede demissão do chefe, e não da empresa (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

 A primeira palestra, da consultora Lúcia Kratz, ressaltou a importância de focar na qualidade de vida e no desenvolvimento humano, não apenas na produtividade. Ela também falou sobre o conceito de coaching, que foi definido como uma ferramenta que ajuda a desenvolver competências comportamentais. Em sua fala, citou ainda a importância da postura dos líderes. “Hoje, as pessoas pedem demissão do chefe e não da empresa, então, é cada vez mais importante o líder ser um mentor, amigo, parceiro. Ainda mais em se tratando da nova geração, que é dinâmica e mais informal”.

O especialista em comunicação verbal Reinaldo Passadori apresentou aos farmacêuticos a palestra “Quem não comunica, não lidera”. Ele destacou as principais características para um bom comunicador, entre elas a flexibilidade. “A pessoa que não muda, que não se percebe em relação às outras, que não busca esse entendimento, não sobrevive no mundo de hoje. É preciso ajustar-se ao outro para criar situações positivas”.

Humberto Guimarães Neto (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)
Humberto Guimarães Neto: modelo educacional é antiquado (Foto: Chico Ferreira / Agência Luz)

O professor Humberto Guimarães Neto falou sobre o marketing pessoal como uma das ferramentas para alcançar o sucesso profissional. “Precisamos entender as diferenças de mercado para fazer nosso marketing pessoal. O mercado de trabalho é muito dinâmico, temos que nos preparar para as mudanças. Estamos com um tablet na universidade, mas com um modelo de educação antiquado. Temos ferramentas fabulosas como as redes sociais e não sabemos usar adequadamente esses ambientes”, destacou o palestrante, que falou também sobre as melhores formas de uso das redes sociais e os cuidados com a imagem no meio digital.

Max Gehringer, conhecido pelas suas dicas em um quadro no Fantástico (TV Globo) e CBN, além de colunas em revistas, foi o palestrante mais aguardado do evento. O especialista em gestão de carreira recomendou algumas atitudes para a aperfeiçoamento e valorização  profissional e destacou a importância do marketing pessoal e de se fazer algo diferente para ser lembrado. “Nossos resultados são reconhecidos imediatamente e imediatamente esquecidos, mas nossas atitudes e comportamento perpetuam na lembrança das pessoas”.

Uma das qualidades apontadas pelo palestrante na busca pelo sucesso profissional, foi a iniciativa. “Nas empresas em que trabalhei, sempre que era preciso  um voluntário, eu era o primeiro a levantar a mão, não importava a tarefa. Ter o nome conhecido é fundamental para ser lembrado na hora de uma promoção”. 

Escolha sua Trajetória Profissional (Informações: Pedro Menegasso, Imagens: Sergey Konyakin / Panthermedia / Arte: Ana Laura Azevedo)

Quem está fazendo a diferença

Os conceitos debatidos durante o seminário “Valorização profissional: tenha atitude e faça a diferença” já estão promovendo mudanças positivas na vida de muitos farmacêuticos. Veja alguns depoimentos:

Dra. Fernanda Benedetti Soriano – Sócia-responsável – Drogaria Dom Bosco, Indaiatuba (SP)

“As palestras despertaram motivação para gerar estratégias a fim de melhorar o desempenho da equipe e atendimento à população. Adotamos a melhor comunicação em nosso ambiente de trabalho, pois cada colaborador tem um modelo mental, assegurando que as informações estão sendo interpretadas exatamente como o líder necessita. Pretendo me especializar nos cursos de coach e liderança”.

Dra. Elaine Manzano – Gerente de logística farmacêutica – All Brazil Soluções, São Paulo (SP)

“Apliquei os conhecimento da palestra de coaching em reunião com os farmacêuticos que fazem parte da minha equipe. Um aspecto importante foi a necessidade de o farmacêutico também notar que pode ser um empresário, dono do seu negócio. Parece que só procuramos ser empregados. Acredito que é um paradigma que deve ser quebrado”.

Dra. Silmara Tomazini – Responsavel técnica – Ophicina do Aroma,Santa Bárbara D’Oeste (SP)

“As coisas não acontecem da noite para o dia, mas o exercício diário tem surtido efeito. A palestra sobre treinamento em coaching nos mostrou a possibilidade de mudanças pessoais e profissionais. Este treinamento requer investimento de tempo e dinheiro, mas já estamos aplicando a técnica no aperfeiçoamento de um profissional estratégico para a empresa”.

 

 

 

 

 

setinha  Voltar ao Sumário

setinha  Acesse aqui as edições anteriores ou faça download da Revista do Farmacêutico


Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.