Revista 106 - Personagem – Fernando de Sá Del Fiol



rf106_cabecalho
PUBLICAÇÃO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Nº 106 - FEV - MAR - ABR / 2012

Revista 106  setinha Personagem – Fernando de Sá Del Fiol


Farmacêutico e Reitor

Muito trabalho, dedicação e apoio familiar sempre presente. Essa é receita do farmacêutico dr. Fernando de Sá Del Fiol para o crescimento profissional

Dr. Fernando Fiol (Foto: arquivo pessoal)
Hoje, o farmacêutico dr. Fernando Fiol é reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso) (Foto: arquivo pessoal)

Farmacêutico, professor, pesquisador especialista na área de antibióticos, o dr. Fernando de Sá Del Fiol atingiu o auge de sua carreira ao assumir, em fevereiro de 2010, a reitoria da Universidade de Sorocaba (Uniso). Tudo isso fruto de uma dedicação incansável à farmácia e à carreira acadêmica.

Dr. Fernando tem mestrado, doutorado e pós-doutorado em farmacologia, pela Unicamp, e aperfeiçoamento em doenças infecciosas, pela Medical School da Universidade de Harvard – EUA.  Escreveu cerca de 30 artigos para periódicos, apresentou trabalhos em mais de 50 congressos no Brasil e exterior e publicou 39 capítulos de livros. É consultor do Conselho Estadual de Educação e, há cinco anos, foi nomeado pelo então ministro da Educação, Fernando Hadad, membro da CTAA (Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação - MEC/INEP), instância maior da Avaliação do Ensino Superior Brasileiro.

Muita dedicação com o trabalho e os estudos, vontade de crescer profissionalmente e o indispensável apoio familiar estão por trás dessa carreira de sucesso. Para o dr. Fernando, os desafios são muitos, mas eles podem ser superados com coragem e determinação.

Dr. Fernando foi um dos palestrantes do XII Encontro Paulista de Farmacêuticos (Foto: divulgação)
Dr. Fernando foi um dos palestrantes do XII Encontro Paulista de Farmacêuticos, organizado pelo CRF-SP (Foto: divulgação)

As conquistas começaram pela cidade de Tatuí, em 1968, onde o dr. Fernando nasceu. Ele reconhece que só chegou onde está pela influência familiar em sua formação. "Fui criado em um ambiente muito alegre, cheio de respeito, sempre cercado de gente (primos, tios, avós etc.) e muita festa. E continuamos assim até hoje. Morávamos em oito pessoas: eu, meu pai, minha mãe, três irmãos, meu avô e minha avó. De forma que a casa estava sempre cheia", descreveu.

O fato de ter nascido um dia depois do Dia de Santo Antônio revelou também a importância dos valores religiosos em sua vida, já que o seu nome foi escolhido pelo fato de Fernando Bulhões ser o verdadeiro nome do santo.

Sua infância foi vivida em parte na capital, de onde tem poucas lembranças, mas é de Tatuí que traz as suas melhores recordações, onde viveu o final da infância e toda a juventude. "Fiz tudo o que gostaria de ter feito. Foi uma época em que fazíamos tudo com alegria, sem culpa e sem a real dimensão de nossas atitudes", relembrou.

Seu interesse pela Farmácia foi despertado por uma curiosidade nata. Às tardes, depois da escola, dedicava-se a "experiências científicas" diversas no quintal de casa. Lembrou que nem sempre o resultado era o esperado e que uma tentativa de fazer uma bomba resultou em uma cicatriz na perna. "Na realidade, consegui fazê-la, o que não consegui foi estar longe dela quando explodiu", narrou com humor, apesar do perigo da má sucedida experiência. Desta curiosidade veio o gosto pela Química, pela Biologia e foi na Farmácia que encontrou o espaço para sua realização profissional e pessoal.

Na universidade, Fernando já despertava o desejo de seguir a carreira acadêmica. Sempre que pegava um livro para estudar, a primeira coisa que fazia era contemplar a carreira acadêmica do autor, verificando que mestrado ou doutorado ele fez. "Passava um tempo admirando e imaginando quanto aquela pessoa tinha estudado e trabalhado para chegar a ser quem era. Aquilo me encantava. Acho que por isso optei e, na verdade, persegui com muito afinco a carreira acadêmica".

Desafios da reitoria

O professor dr. Fernando de Sá Del Fiol tomou posse como reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso), no dia 1º de fevereiro de 2010, numa sessão solene realizada na própria universidade, com a presença de autoridades.

“A carreira passa, os trabalhos passam, mas a família estará sempre comigo”, diz dr. Fiol (Foto: arquivo pessoal)
“A carreira passa, os trabalhos passam, mas a família estará sempre comigo”, diz dr. Fiol (Foto: arquivo pessoal)

A transmissão do cargo representou um momento histórico para a Uniso. A nomeação do dr. Del Fiol ocorreu após a primeira eleição direta realizada como parte do processo de sucessão, com a participação de professores, alunos e funcionários.

Apesar de pouco mais de dois anos à frente da universidade, o dr. Fernando está colhendo resultados expressivos após implementar uma reformulação administrativa que permitiu a abertura de cerca de 20 novos cursos, entre eles a área de engenharias e, com isso, aumentar em cerca de 40% o número de matriculados e em cerca de 30% o número de docentes.

O próximo objetivo revelado pelo reitor será a consolidação da Uniso como referência de ensino de qualidade. "Há também o desafio do crescimento na pós-graduação. Hoje, contamos com três mestrados e um doutorado, e caminhamos para a abertura de mais programas. Entre eles, completando nosso programa de mestrado, está o doutorado em Ciências Farmacêuticas".

Dr. Fernando é casado e tem dois filhos (João e Maria, com nove e quatro anos, respectivamente). Com tanto trabalho realizado e ainda por fazer, o pai de família admite que sua maior dificuldade é ter tempo para a vida pessoal. "É algo ainda mais desafiador, pois a carreira passa, os trabalhos passam e a família é a que estará sempre comigo. Meu hobby é ficar com eles. Gostamos também de viajar", disse o reitor.

Carlos Nascimento

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.