Encontro debate farmácia como estabelecimento de saúde aliada à gestão do negócio


Debate do encontro de gestores de farmáciaDebate do encontro de gestores de farmáciaSão Paulo, 20 de agosto de 2018.

O Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde do CRF-SP realizou no sábado (18), na sede CRF-SP, o Encontro de Farmacêuticos Gestores de Farmácia, evento que teve o objetivo de debater e despertar no farmacêutico uma atuação que alie os cuidados em saúde, por meio dos serviços farmacêuticos, com atenção na gestão do negócio.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, prestigiou o evento, falou sobre a importância de o farmacêutico aprender outras competências para completar sua atuação e lembrou da trajetória de luta da classe para que a farmácia fosse reconhecida como estabelecimento de saúde. “Começamos com o Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde em 2008. Na época não existia nenhuma legislação e a farmácia ainda era vista como estabelecimento meramente comercial. Fico feliz que a gente tenha conseguido avançar nessa ideia e ver que, hoje, várias farmácias se preparam para atender pacientes e não só clientes”, afirmou.

Dr. José Vanilton de Almeida, coordenador do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde, apresentou palestra sobre “Mix de Produtos” e destacou a importância de os profissionais mudarem de atitude e ver a farmácia como uma atividade que gere lucro e prosperidade. “Nossa formação ainda é muito tecnicista. O paciente precisa de serviço, atenção e cuidado, que são as coisas mais importantes, mas isso não pode estar desassociado da necessidade de lucro e da boa gestão do seu negócio”, alertou.

Dr. Marcos Machado, Dra. Danyelle Marini e Dr. Antônio GeraldoDr. Marcos Machado, Dra. Danyelle Marini e Dr. Antônio Geraldo

Apresentando a palestra sobre “Motivação para prestação de serviços”, o docente da Unoeste e conselheiro do CRF-SP, Dr. Adriano Falvo, lembrou que a questão da mudança de comportamento foi enfatizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pela Federação Internacional de Farmácia (FIP) desde 2006. Na época, essas instituições já alertavam que o farmacêutico que apenas comercializa medicamentos estaria com os dias contatos. “Está na hora de a gente pensar mais na humanização e no cuidado ao paciente”, destacou.

Outros destaques do evento foram: Dr. Rinaldo Ferreira, presidente da Farma & Farma, que falou sobre as vantagens do associativismo, franquias e cooperativismo; a advogada Debora Mackevicius Picchetti, do escritório Duarte e Tonetti Advogados Associados, apresentou as mudanças da reforma trabalhista; João Victorino de Souza, empresário, consultor e educador falou sobre gestão de pessoas, negócios, estoque e financeira.

Para concluir, o Dr. Rodinei Vieira Veloso, membro do Grupo Farmácia Estabelecimento de Saúde e conselheiro do CRF-SP, mediou um debate entre os palestrantes com a participação do público presente.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.