CRF-SP e Coren-SP assinam acordo para ações conjuntas

Acordo de Cooperação Técnica garante açoes conjuntas entre CRF-SP e Coren-SPAcordo de Cooperação Técnica garante açoes conjuntas entre CRF-SP e Coren-SPSão Paulo, 6 de agosto de 2018.

O presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e a presidente do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), Dra. Renata Pietro, assinaram um acordo de cooperação técnica em que as entidades se comprometem a promoverem conjuntamente a fiscalização de estabelecimentos de saúde em que laborem enfermeiros e farmacêuticos, a criação de teses jurídicas em conjunto e o desenvolvimento de materiais de comunicação em prol da conscientização da população acerca de seus direitos no âmbito da saúde.

Entre os termos do acordo está o compromisso de encaminhar as constatações fiscais realizadas pelas respectivas equipes, onde foram constatadas atividades privativas sendo exercidas por profissionais não habilitados legalmente, no prazo de 15 dias corridos contados de cada fiscalização em conjunto.

Desde o começo do ano, as entidades vêm se reunindo para discutir assuntos pertinentes às profissões. Em uma das reuniões, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, destacou que a parceria entre CRF-SP e Coren-SP era um marco que traria ganhos tanto para os profissionais como para a população. “Tais ações visam garantir a qualidade do atendimento aos pacientes do SUS ao assegurar que profissionais farmacêuticos e de enfermagem possam exercer as funções para quais foram efetivamente contratados, sem desvio de função. Nos próximos meses essas ações serão sentidas e perceptíveis aos profissionais farmacêuticos da área de Saúde Pública. Será bom para os profissionais, bom para população e bom para saúde pública”, aponta. Dr. Marcos Machado disse ainda que a população só tem a ganhar ao ser atendida por uma equipe multidisciplinar de saúde, com cada profissional exercendo sua atividade dentro daquilo que ele está plenamente capacitado para fazer.

Na ocasião, a presidente do Coren-SP, Dra. Renata Pietro, ressaltou a importância do trabalho multidisciplinar na área da saúde. “Hoje a questão das multidisciplinaridades não pode ficar só no papel e quando nos afastamos das outras profissões, estamos contribuindo para o desmonte de todo o sistema de saúde. Ações como essas, nas quais podemos aproximar os Conselhos, demonstram à população a importância tanto da equipe multidisciplinar de saúde como todo, quanto o papel de cada profissional nessa cadeia”.

Clique e confira o acordo na íntegra

Thais Noronha (com colaboração Monica Neri)