CRF-SP busca alternativas para reverter decisão no transporte

 

CRF-SP e Anfarlog buscam apoio do deputado estadual Zico PradoCRF-SP e Anfarlog buscam apoio do deputado estadual Zico PradoSão Paulo, 25 de abril de 2018.

Na mobilização por busca de alternativas para reverter a decisão do ministro do STF Alexandre de Moraes, que suspendeu a lei que garante a presença do farmacêutico em transportadoras de medicamentos, o CRF-SP e a Anfarlog, Associação Nacional de Farmacêuticos atuantes em Logística, reuniram-se na tarde de terça-feira, 24/04, com o deputado estadual Zico Prado, autor da lei 15.626/14 e com os procuradores da Assembleia Legislativa, Alesp. O CRF-SP foi representado pelo Dr. Marcos Machado, presidente, pela gerente geral técnica, Dra. Reggiani Wolfenberg e pelo Dr. Roberto Tadao, gerente jurídico do CRF-SP, já Dr. Saulo Carvalho Jr., presidente da Anfarlog, representou a Associação.

Durante a reunião, Dr. Marcos Machado destacou o quanto o mercado concordou com a necessidade da presença do farmacêutico no transporte de medicamentos após a publicação da lei. “Conversamos com empresas na época que entenderam a necessidade do farmacêutico e a atuação do profissional já estava consolidada no mercado”.

Para o deputado Zico Prado, que abraçou essa causa ao se dar conta que precisava manter a temperatura de um colírio que usava e não encontrou legislação para isso, a decisão foi uma surpresa desagradável para toda a sociedade brasileira. “É uma lei que garante a qualidade do produto farmacêutico e tivemos um revés com essa posição do Dr. Alexandre de Moraes, mas isso não significa que estamos perdidos, pelo contrário estamos aqui para reforçar essa nossa bandeira de luta que é fazer com que a lei permaneça e deixar claro que isso não é um projeto pessoal, mas uma lei que garante vidas, então vou lutar até o último momento para que essa lei seja reestabelecida no Estado de São Paulo”.Dr. José Roberto Caglia e Dr. Carlos Dutra, procuradores da Assembleia Legislativa de São Paulo, Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral técnica do CRF-SP, Zico Prado, deputado estadual, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dr. Saulo de Carvalho Jr, presidente da AnfarlogDr. José Roberto Caglia e Dr. Carlos Dutra, procuradores da Assembleia Legislativa de São Paulo, Dra. Reggiani Schinatto, gerente geral técnica do CRF-SP, Zico Prado, deputado estadual, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e Dr. Saulo de Carvalho Jr, presidente da Anfarlog

Um dos exemplos dados pelo presidente da Anfarlog, Dr. Saulo de Carvalho Jr, diz respeito aos medicamentos que exigem condições especiais como é o caso da cola de fibrina, um produto de alto custo, utilizado em transplantes de órgãos. “O farmacêutico é o responsável por manter esse produto a – 20ºC, não pode haver variação porque ela desnatura. O farmacêutico segue à risca as condições determinadas pelo laboratório, sem esse profissional, como garantir o processo?”

Na sequência, a segunda reunião do dia, também na Alesp, aconteceu com a deputada estadual Maria Lucia Amary, que tem mostrado amplo apoio à categoria farmacêutica, se comprometeu a reforçar o pedido de audiência com o ministro do STF Alexandre de Moraes para que as entidades possam apresentar os argumentos técnicos sobre a necessidade de presença do farmacêutico em toda a cadeia do medicamento e, no caso, nas transportadoras.

Dr. Saulo de Carvalho Jr., presidente da Anfarlog, Associação Nacional dos Farmacêuticos atuantes em Logística, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e a deputada estadual Maria Lucia AmaryDr. Saulo de Carvalho Jr., presidente da Anfarlog, Associação Nacional dos Farmacêuticos atuantes em Logística, Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP e a deputada estadual Maria Lucia Amary

O CRF-SP não tem medido esforços para reverter essa decisão, tendo em vista que a presença do farmacêutico em todo o processo de logística assegura a qualidade e garante a integridade dos medicamentos.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.