Evento debate resistência antimicrobiana em homenagem a campanha global de saúde pública
Mesa de debates do evento “Semana de conscientização sobre resistência antimicrobiana”São Paulo, 22 de novembro de 2024.
A resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma crise global de saúde e socioeconômica urgente, que tem impactos significativos na saúde humana e animal, na produção de alimentos e no meio ambiente. Buscando aumentar a conscientização e a compreensão sobre o tema e promover as melhores práticas entre as partes interessadas da “Saúde Única” (One Health) para reduzir o surgimento e a disseminação de infecções resistentes aos antimicrobianos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove anualmente, de 18 a 24 de novembro, uma campanha global de combate a esse grave problema de saúde pública.
Reforçando esses princípios, com iniciativa do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Cuidado Farmacêutico na Infectologia, o CRF-SP realizou o workshop “Semana de conscientização sobre resistência antimicrobiana”, na quinta-feira (21/11). Durante o evento, que ocorreu na sede do CRF-SP e transmitido ao vivo pela internet, especialistas médicos e farmacêuticos apresentaram o cenário atual das AMR e ofereceram informações úteis para que o farmacêutico possa orientar os pacientes.Dra. Daniela Veríssimo e Dra. Maria de Lourde Viude Oliveira
A Dra. Daniela Verissimo, coordenadora de Orientação Farmacêutica do CRF-SP, deu as boas-vindas ao público e mediou as discussões. A primeira palestra “Resistências em Tuberculose” foi apresentada pela Dra. Maria de Lourdes Viude Oliveira, médica do Programa Estadual de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP.
“Hoje a resistência antimicrobiana é uma realidade e está avançando em todo mundo e é muito importante que os profissionais de saúde orientem seus pacientes e contribuam com a adesão ao tratamento. O farmacêutico tem um papel muito importante porque é o profissional que faz a dispensação e o acompanhamento do paciente”, disse a especialista.Dr. Juvencio Dualib Furtado e Dra. Adryella Luz
Na sequência, Dr. Juvencio Dualib Furtado, médico infectologista, apresentou a palestra “Resistências das ISTs”. “Eu gosto muito da participação de grupos multiprofissionais. Para mim, foi um prazer. É importante que a gente troque experiências, quanto mais a gente tiver diálogos produtivos, melhor será para a saúde pública”, disse o especialista que atua há mais de vinte anos com pesquisa clínica.
Já a Dra. Adryella Luz, coordenadora do GTT de Cuidado Farmacêutico na Infectologia do CRF-SP, apresentou a palestra “Bases da resistência antimicrobiana”. “Estamos tratando de microrganismos vivos que querem sobreviver, então eles se adaptam. As bactérias estão aqui nesse planeta há muito mais tempo que nós e tudo indica que vão continuar. Por isso, as descobertas da humanidade que fazem com que a gente consiga viver mais até hoje são os antibióticos, vacinas e saneamento básico”, comentou.
Após as apresentações, foi iniciada uma mesa de debates aberta a perguntas do público.
Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP
CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS
Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias