Evento debate resistência antimicrobiana em homenagem a campanha global de saúde pública

Mesa de debates do evento “Semana de conscientização sobre resistência antimicrobiana”Mesa de debates do evento “Semana de conscientização sobre resistência antimicrobiana”São Paulo, 22 de novembro de 2024.

A resistência aos antimicrobianos (AMR) é uma crise global de saúde e socioeconômica urgente, que tem impactos significativos na saúde humana e animal, na produção de alimentos e no meio ambiente. Buscando aumentar a conscientização e a compreensão sobre o tema e promover as melhores práticas entre as partes interessadas da “Saúde Única” (One Health) para reduzir o surgimento e a disseminação de infecções resistentes aos antimicrobianos, a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove anualmente, de 18 a 24 de novembro, uma campanha global de combate a esse grave problema de saúde pública.

Reforçando esses princípios, com iniciativa do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) de Cuidado Farmacêutico na Infectologia, o CRF-SP realizou o workshop “Semana de conscientização sobre resistência antimicrobiana”, na quinta-feira (21/11). Durante o evento, que ocorreu na sede do CRF-SP e transmitido ao vivo pela internet, especialistas médicos e farmacêuticos apresentaram o cenário atual das AMR e ofereceram informações úteis para que o farmacêutico possa orientar os pacientes.Dra. Daniela Veríssimo e Dra. Maria de Lourde Viude OliveiraDra. Daniela Veríssimo e Dra. Maria de Lourde Viude Oliveira

A Dra. Daniela Verissimo, coordenadora de Orientação Farmacêutica do CRF-SP, deu as boas-vindas ao público e mediou as discussões. A primeira palestra “Resistências em Tuberculose” foi apresentada pela Dra. Maria de Lourdes Viude Oliveira, médica do Programa Estadual de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica do Estado de SP.

“Hoje a resistência antimicrobiana é uma realidade e está avançando em todo mundo e é muito importante que os profissionais de saúde orientem seus pacientes e contribuam com a adesão ao tratamento. O farmacêutico tem um papel muito importante porque é o profissional que faz a dispensação e o acompanhamento do paciente”, disse a especialista.Dr. Juvencio Dualib Furtado e Dra. Adryella LuzDr. Juvencio Dualib Furtado e Dra. Adryella Luz

Na sequência, Dr. Juvencio Dualib Furtado, médico infectologista, apresentou a palestra “Resistências das ISTs”. “Eu gosto muito da participação de grupos multiprofissionais. Para mim, foi um prazer. É importante que a gente troque experiências, quanto mais a gente tiver diálogos produtivos, melhor será para a saúde pública”, disse o especialista que atua há mais de vinte anos com pesquisa clínica.

Já a Dra. Adryella Luz, coordenadora do GTT de Cuidado Farmacêutico na Infectologia do CRF-SP, apresentou a palestra “Bases da resistência antimicrobiana”. “Estamos tratando de microrganismos vivos que querem sobreviver, então eles se adaptam. As bactérias estão aqui nesse planeta há muito mais tempo que nós e tudo indica que vão continuar. Por isso, as descobertas da humanidade que fazem com que a gente consiga viver mais até hoje são os antibióticos, vacinas e saneamento básico”, comentou.

Após as apresentações, foi iniciada uma mesa de debates aberta a perguntas do público.


Carlos Nascimento
Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS


Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!
https://t.me/crfsp_cursosenoticias

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.