Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista homenageia profissinais que se destacaram na Farmácia

240923 comenda 07 INTERNA240923 comenda 07 INTERNA

São Paulo, 23 de setembro de 2024

Na última sexta-feira (20), o CRF-SP homenageou profissionais que se destacaram na área farmacêutica com a Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista, durante uma solenidade repleta de emoção e gratidão no Auditório Paulo Kobayashi, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), na capital.

Desde sua criação em 2014, a Comenda tem reconhecido não apenas farmacêuticos, mas também outras personalidades que se destacaram por ações relacionadas à área farmacêutica.

Neste ano, os condecorados foram o Dr. Dante Alario Junior, a Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat, o Dr. Humberto Gomes Ferraz e o administrador de empresas Norberto Honorato Prestes Junior. O deputado federal Carlos Henrique Focesi Sampaio também receberá a Comenda, mas, por não poder estar presente no evento, a entrega ocorrerá em outra data.

A mesa de abertura da cerimônia contou com a presença do presidente do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow, além de conselheiros, delegados regionais e convidados, incluindo familiares dos homenageados. O evento faz parte das celebrações do Dia Internacional do Farmacêutico, comemorado em 25 de setembro.

Os homenageados da noite foram chamados para receber a medalha e o certificado da Comenda do Mérito Farmacêutico Paulista 2024 das mãos dos diretores. Confira:

Dr. Dante Alario Junior

O Dr. Dante Alario Junior graduou-se em Farmácia Bioquímica pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo (USP) em 1970. Na mesma década, cursou pós-graduação em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e especializou-se em Farmacotécnica pela Universidade de Gênova, na Itália. Complementou sua formação acadêmica com estudos em Sociologia e Política pela Fundação São Paulo, ligada à USP.

Dr. Dante dedicou sua carreira à indústria farmacêutica nacional. Após o primeiro emprego no Laboratório Neomed, de propriedade de seu pai, fundou sua própria empresa, chamada Sanus. Posteriormente, adquiriu da Monsanto a marca Biolab, em 1997, constituindo uma das principais indústrias farmacêuticas brasileiras, onde atua como presidente científico até hoje.

Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat

A Dra. Fátima é farmacêutica graduada pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), mestre em Farmacologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutora em Fármacos e Medicamentos pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, com ênfase no estudo da utilização de medicamentos e Farmacoeconomia no ambiente hospitalar.

Desde 2018, atua como docente e tutora do Curso Cuidado Farmacêutico no SUS - Capacitação em Serviço, uma iniciativa do Conselho Federal de Farmácia (CFF) em parceria com o CRF-SP, que proporciona atualização aos farmacêuticos da rede pública. Desde 2021, é coordenadora do Grupo Técnico de Trabalho (GTT) em Farmácia Clínica do CRF-SP.

Dr. Humberto Gomes Ferraz

O Dr. Humberto é graduado em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Possui mestrado e doutorado em Fármacos e Medicamentos, ambas as titulações pela USP, onde também se tornou livre-docente.

Atua como professor associado da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (FCF/USP) e coordenador do Laboratório de Desenvolvimento e Inovação em Farmacotécnica (Deinfar). Atualmente, é diretor da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, presidente da Congregação da FCF/USP, presidente da Comissão Técnica Administrativa (CTA) da FCF/USP, membro do Conselho Universitário da USP e presidente do Conselho Curador da Fipfarma.

Norberto Honorato Prestes Junior

Norberto Honorato Prestes Junior concluiu o bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo (USP) – campus Ribeirão Preto em 2003 e tornou-se mestre em Redes Inter-Organizacionais pela mesma instituição em 2008.

Desde 2004, visita e mantém contato com parques tecnológicos e incubadoras de empresas no Brasil e no exterior, passando por países como Suécia, Dinamarca, Irlanda, Inglaterra, EUA, Japão, Espanha, Portugal, Áustria, Polônia e Alemanha. Em 2009, participou de um programa profissional no Japão, conhecendo 35 empresas. Além disso, atua como professor universitário nas áreas de Empreendedorismo e Inovação e é gerente do Projeto Setorial Farmacêutico e Farmoquímico da Associação Brasileira da Indústria de Insumos Farmacêuticos (Abiquifi).

Monica Neri

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!