Tradicional evento voltado para gestores públicos municipais de Saúde debate os impactos do aquecimento global no SUS

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, participou e moderou a roda temática “Dialogando com a Mostra – Assistência Farmacêutica" Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, participou e moderou a roda temática “Dialogando com a Mostra – Assistência Farmacêutica"

São Paulo, 13 de maio de 2024.

Entre os dias 17 e 19 de abril, o CRF-SP participou do 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, promovido pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo (Cosems-SP) em Santos (SP), na Baixada Santista.

O evento contou com a participação de mais de 3,7 mil pessoas que discutiram os impactos do aquecimento global no Sistema Único de Saúde (SUS) e abordou questões relacionadas à saúde pública diante do desafio global das mudanças climáticas. Ao todo, participaram congressistas de 332 municípios paulistas e 198 secretários municipais de Saúde.

O CRF-SP esteve representado pela vice-presidente, Dra. Luciana Canetto, e pela conselheira Dra. Susana Yaskara Borches Herrera, ambas atuantes em Saúde Pública. Dra. Luciana participou da roda temática “Dialogando com a Mostra – Assistência Farmacêutica”, onde foi mediadora na sala de apresentação de trabalhos e também membro da equipe de avaliação da mostra.

Fórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo, do qual o CRF-SP é membro representado pela conselheira Dra. Susana Herrera, presente no Congresso do CosemsFórum dos Conselhos de Atividades Fim da Saúde do Estado de São Paulo, do qual o CRF-SP é membro representado pela conselheira Dra. Susana Herrera, presente no Congresso do Cosems

Assessora técnica do Cosems-SP, a farmacêutica Dra. Dirceu Cruz Marques comentou que o evento promoveu também mais uma edição do curso voltado à assistência farmacêutica, com o tema “Atualização em Assistência Farmacêutica: da organização ao cuidado em saúde”, com a proposta de debater a organização dos serviços farmacêuticos na Atenção Básica contemplando estratégias de acesso aos medicamentos, bem como as ações clínicas do farmacêutico integradas à equipe multiprofissional no cuidado aos usuários.

“Outra discussão diretamente relacionada a medicamentos foi a roda de conversa sobre a judicialização da saúde que envolveu atores do nível federal, Conasems e Ministério da Saúde, como a desembargadora do Tribunal de Justiça de SP que coordena o Comitê Estadual de Saúde, do qual fazem parte o CRF-SP e o Cosems-SP”, afirmou a assessora técnica.

Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, no 37º Congresso do Cosems-SPDra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP, no 37º Congresso do Cosems-SP

Mudanças Climáticas

Dados da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) foram compartilhados ao longo do Congresso, revelando que, atualmente, nove em cada dez pessoas respiram ar poluído, resultando em aproximadamente sete milhões de mortes anuais por exposição à poluição atmosférica. Além disso, projeções indicam que até 2030 mais de 132 milhões de pessoas poderão viver em extrema pobreza devido às mudanças climáticas, com um aumento potencial de 21 milhões de mortes adicionais até 2050 devido aos riscos à saúde associados.

Dra. Dirce Cruz, assessora técnica do Cosems-SP; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP; e Dr. Clarisvan Gonçalves, apoiador do Cosems-SPDra. Dirce Cruz, assessora técnica do Cosems-SP; Dra. Luciana Canetto, vice-presidente do CRF-SP; e Dr. Clarisvan Gonçalves, apoiador do Cosems-SP

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do canal de Telegram e mantenha-se informado!