CRF-SP apresenta demandas da profissão farmacêutica ao deputado federal Orlando Silva

Dr. Dirceu Raposo, assessor parlamentar, deputado Orlando Silva e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado Dr. Dirceu Raposo, assessor parlamentar, deputado Orlando Silva e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado

São Paulo, 21 de maio de 2021.

Na manhã desta sexta-feira, 21, o deputado federal Orlando Silva recebeu em seu escritório em São Paulo o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado e o assessor parlamentar, Dr. Dirceu Raposo. Em pauta, questões que envolviam a profissão farmacêutica, bem como a saúde pública como alguns projetos de lei em tramitação na Câmara dos Deputados.

Durante a reunião, o deputado conheceu alguns dos projetos que estão relacionados à categoria farmacêutica Durante a reunião, o deputado conheceu alguns dos projetos que estão relacionados à categoria farmacêutica

Entre os projetos debatidos estava o PL 5363/20, que se aprovado, abre a possibilidade para que o atendimento farmacêutico seja feito remotamente, o que em qualquer situação já seria muito prejudicial à população e se agrava ainda mais quando essa prática é associada à pandemia. Outro assunto foi o 1896/21 que autoriza a dispensação de medicamentos em supermercados e outros locais fora da farmácia, fato que expõe a população a risco. O piso salarial do farmacêutico também foi abordado durante a conversa.

O deputado Orlando Silva, Dr. Marcos Machado, Dr. Dirceu Raposo e o assessor Rodrigo de Carvalho durante a reunião O deputado Orlando Silva, Dr. Marcos Machado, Dr. Dirceu Raposo e o assessor Rodrigo de Carvalho durante a reunião

O deputado compreendeu a importância dos assuntos apresentados e se comprometeu a dar andamento junto a outros parlamentares. “Fiquei muito feliz por conhecer a agenda do Conselho Regional de Farmácia de São Paulo com temas de interesse da saúde pública, medidas que procuram qualificar a formação dos profissionais de farmácia, criar um ambiente de maior segurança para aqueles que demandam produtos farmacêuticos”. Orlando Silva também ressaltou os assuntos abordados e elogiou a gestão do CRF-SP. “A nossa conversa mostrou uma preocupação com a possibilidade do farmacêutico remoto, o que é um perigo enorme. Fiquei feliz por conhecer a gestão do CRF-SP, a transparência e o profissionalismo que existe na gestão do CRF-SP, o que é uma inspiração para outros conselhos de Farmácia no Brasil e também para outros setores profissionais. Espero que a gente consiga continuar conectados. Saímos da reunião com uma agenda de trabalho que vai ser feita em conjunto com a Frente Parlamentar da Assistência Farmacêutica para que tenhamos a visibilidade e a importância que merece ter a agenda com os farmacêuticos”, destacou o parlamentar.

O deputado federal Orlando Silva e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos MachadoO deputado federal Orlando Silva e o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado

Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP, destacou a relevância da reunião. “A visita ao deputado foi importante, agradecemos o espaço que foi aberto ao CRF-SP. Trouxemos algumas pautas que são de interesse da categoria como o farmacêutico remoto, o projeto de lei sobre o piso salarial, e também a venda de medicamentos nos supermercados. O deputado foi extremamente solícito às nossas causas e vai trabalhar em função de ajudar a categoria farmacêutica”.

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.