Diretoria se reúne com profissionais da Farmácia Clínica para buscar soluções para a atuação do farmacêutico diante da falta de medicamentos para internação de covid-19

Participantes da reuniãoParticipantes da reunião 

Participantes da reuniãoParticipantes da reunião

 

 

São Paulo, 26 de março de 2021

Na última terça-feira, 23, os diretores do CRF-SP, Dr. Marcelo Polacow (vice-presidente) e a Dra. Danyelle Marini (diretora-tesoureira) participaram de uma reunião extraordinária junto com os Grupos Técnicos de Trabalho (GTTs) de Farmácia Clínica da sede e de Piracicaba por videoconferência.

A reunião foi motivada pela grande quantidade de farmacêuticos informando ao CRF-SP sobre o desabastecimento dos medicamentos utilizados nos pacientes em tratamento da covid-19, em hospitais e clínicas públicas e privadas.

O intuito é buscar soluções urgentes para os farmacêuticos que estão vivenciando a falta de medicamentos, principalmente, os utilizados na intubação dos pacientes mais graves de covid-19, tais como analgésicos, sedativos e bloqueadores neuromusculares.

A estratégia encontrada foi instrumentalizar o profissional com o maior número de informações sobre as opções substitutas disponíveis. Essas informações devem ocorrer por meio de consultas rápidas desses medicamentos, de modo on-line pelo portal do CRF-SP que deve ocorrer com informações que incluam o mecanismo de ação, dosagem, farmacocinética, reações adversas, alertas, empresas fornecedoras, referências bibliográficas do medicamento, além de vídeos curtos com relatos de casos dos profissionais que atuam diretamente com o tratamento dos pacientes com covid-19. Isso deve ser feito o mais breve possível.

Para o Dr. Marcelo Polacow a reunião foi importante justamente por esse motivo. “Queremos avaliar os protocolos existentes e como o CRF pode auxiliar os profissionais que estão vivenciando essa falta de medicamentos, oferecendo subsidio para dar suporte quando falta um medicamento, se ele pode ser substituído por outro ou quais teriam disponíveis. Queremos instrumentalizar os profissionais e criar materiais técnicos e vídeos. Nós estamos muito preocupados com essa situação queremos que os farmacêuticos recebam esse apoio do CRF-SP, em especial nesse período”, apontou.

Dra. Danyelle Marini reforçou que o CRF-SP já está preocupado com essa falta de medicamento, antes mesmo dela ser conhecida pela maioria por meio da mídia, quando fez uma pesquisa com os farmacêuticos da área para poder fazer um diagnóstico da situação. Ela contou que agora a entidade está trabalhando disponibilizando os protocolos nacionais e internacionais já existentes para o farmacêutico em relação aos medicamentos que ainda estão disponíveis nesses locais e na elaboração de uma relação de medicamentos com as suas características para que fique fácil a consulta para o farmacêutico. “O intuito é dar um aparo para que os farmacêuticos consigam passar por esse momento tão difícil na área que eles atuam e poder minimizar essa situação para sociedade”, reforçou.

Os farmacêuticos do GTTs participantes foram a Dra. Beatriz Edith Torrico Bautista, Dra. Bruna De Sousa, Dra. Cristiane Gomes, Dra. Daniela Fernanda Masson Mattioli, Dra. Danyelle Cristine Marini, Dra. Emily Messias De Almeida Dantas Da Silva, Dra. Fátima Cristiane Lopes Goularte Farhat, Dra. Grayce Miguel França, Dra. Júlia Madeu, Dra. Juliana Oliveira Candido, Dra. Leiliane Rodrigues Marcatto, Dra. Lívia Costantini, Dr. Marcelo Bisson Polacow, Dra. Mariana Suelotto Diegues, Dr. Thiago Balbino Leite, além dos convidados Dra. Elisangela Scagnolato, Dr. Gustavo Alves de Andrade, Dra. Hellen Caroliny Torres Gregorio, Dra. Naianiy Brito Dos Santos, Dra. Priscila Biancareli.


Departamento de Comunicação CRF-SP

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IsjWXoL0AAWADkookEpT7n

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.