Diretor do DATASUS fala sobre Interoperabilidade em saúde em Fórum on-line e gratuito 

 

São Paulo, 19 de março de 2021.

Os inscritos no I Fórum de Tecnologias na área farmacêutica, que acontece de forma totalmente on-line, gratuita e com certificado, nos próximos dias 30 e 31 de março, poderão participar da palestra “Interoperabilidade em saúde”, ministrada pelo Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS, do Ministério da Saúde, Jacson Venâncio de Barros.

Para o diretor, que é responsável pela implementação da Saúde Digital no Brasil, foi CEO do Hospital das Clínicas da FMUSP e possui 29 anos de experiência em Health IT, ainda precisamos instituir a prática do compartilhamento de dados em saúde, entre diversas plataformas, pois ainda não é uma realidade absoluta. “Diferentemente do que vimos no contexto financeiro, onde tal compartilhamento se torna essencial. Em meu ponto de vista, quanto mais plataformas compartilharem a informação, maior será a aderência e a confiabilidade deste processo”.

 Jacson Venâncio de Barros, Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS, do Ministério da Saúde Jacson Venâncio de Barros, Diretor do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS, do Ministério da Saúde

Entre os principais benefícios da interoperabilidade para os serviços de saúde e para os pacientes, Jacson Venâncio destaca “permitir uma visão amplificada da jornada do paciente e certamente, apoiar o profissional em sua conduta; aprimorar a experiência do usuário, tendo em vista a quantidade de informações que ele precisa levar e cada atendimento e permitir o uso de qualquer sistema, ampliando a concorrência e consequentemente diminuindo os custos operacionais”

Em relação do patamar brasileiro sobre protocolos que padronizam a representação dos dados, laudos, exames, doenças e imagens, ele enfatiza “ainda temos muito de melhorar. O Ministério da Saúde lançou a pouco tempo a Estratégia de Saúde Digital para o Brasil, no intuito de propor algumas diretrizes para que possamos aprimorar não só os sistemas de informação, mas também os processos vinculados. Já há uma conscientização entre os especialistas da necessidade e temos visto muitas iniciativas interessantes”.

A palestra “Interoperabilidade em saúde” acontece no dia 30/03, às 20h. Confira essa e outras atividades no I Fórum de Tecnologias da área Farmacêutica (dias 30 e 31/03).

 

Acesse a programação completa e garanta sua vaga gratuita.

 

Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

Fique atualizado sobre capacitações e informativos importantes do CRF-SP. Participe do grupo de WhatsApp e mantenha-se informado.

Ingressando no grupo você dá consentimento para que todos os integrantes tenham acesso ao seu número de celular.

https://chat.whatsapp.com/IsjWXoL0AAWADkookEpT7n

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.