91% dos casos recebidos pela Ouvidoria do CRF-SP foram regularizados

São Paulo, 3 de junho de 2020.

Para respaldar o farmacêutico e a população, o CRF-SP mantém à disposição a Ouvidoria, um Departamento com o objetivo de assegurar os direitos individuais e coletivos por meio da captação de denúncias, reclamações, solicitações, críticas, elogios e sugestões referentes aos serviços prestados garantindo ao usuário o direito à informação e à defesa de seus interesses, contribuindo para que a população receba um serviço de qualidade.

Um levantamento nos meses de março e abril apontou que foram recebidas 323 manifestações, entre elas denúncias, solicitações, reclamações, elogios e sugestões pelo Departamento. Desse total, 212 referem-se às denúncias.

Entre os principais problemas relatados pela população ou por farmacêuticos estão a aglomerações e falta de EPIs, propaganda indevida de medicamento/terapia, produção irregular de álcool em gel, recusa na prestação de serviços, não cumprimento da quarentena, entre outros.

Diante dessas situações, o CRF-SP tomou uma série de providências como notificação ao estabelecimento, orientação ao responsável técnico; esclarecimento ao denunciante; notificação à vigilância sanitária; orientação para encaminhamento ao Procon e ligação do fiscal ao responsável técnico. O resultado foi 91% de regularização dos problemas em relação a covid-19 até 19 de maio.

 

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Thais Noronha

Departamento de Comunicação CRF-SP

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