Conheça o Dr. Alessandro Luís Teixeira, farmacêutico e vereador de Ribeirão Branco

 

O vereador e farmacêutico Dr. Alessandro Luís Teixeira, o Alessandro Lê (Foto: Divulgação)O vereador e farmacêutico Dr. Alessandro Luís Teixeira, o Alessandro Lê (Foto: Divulgação)

São Paulo, 8 de fevereiro de 2019.

Conhecido regionalmente como Alessandro Lê, o vereador e farmacêutico de Ribeirão Branco, no interior de São Paulo, Dr. Alessandro Luís Teixeira, está em sua segunda legislatura parlamentar. Na vida pública, tem como principal desafio contribuir na redução dos efeitos da crise socioeconômica, bem como encontrar políticas públicas que auxiliem nessas questões do município.

Sua opção pela área da saúde ocorreu quando ingressou no ensino médio, quando ainda residia em Sorocaba e escolheu ingressar na área farmacêutica, iniciando a graduação de Farmácia e Bioquímica na Universidade de Sorocaba (Uniso) em janeiro de 1998.

Concluiu a graduação em agosto de 2002 e, em setembro do mesmo ano, foi contratado por uma farmácia de manipulação como farmacêutico trainee, na área de Controle de Qualidade e Desenvolvimento. No ano seguinte, foi aprovado em concurso público para a vaga de farmacêutico na Prefeitura de Ribeirão Branco.

“No início dos trabalhos na Prefeitura, a Assistência Farmacêutica era composta por apena um farmacêutico (eu), dois almoxarifes e uma atendente de farmácia, atualmente somos cinco farmacêuticos para todos os serviços prestados, evoluímos muito de lá para cá. Desde então fui responsável técnico pela Farmácia Ambulatorial, Vigilância Sanitária e Farmácia Hospitalar”.

Paralelamente, além de exercer suas funções farmacêuticas na Prefeitura, prestou serviços em drogarias e farmácias de Ribeirão Branco e Itapeva, além de ministrar aulas de Química e Biologia para o Ensino Médio (escolas estaduais) e de Farmacologia em cursos técnicos (escolas particulares).

Em dezembro de 2007 concluiu sua segunda graduação, desta vez em Licenciatura Plena em Química.

Em 2012 aceitou o convite de amigos e disputou a primeira eleição para o cargo de vereador em Ribeirão Branco, sendo eleito com 900 votos (8,23% dos votos válidos), sendo o segundo mais votado naquele pleito na cidade.

Já em 2016, disputou novamente as eleições para o cargo de vereador, sendo reeleito com 449 votos (4,04% dos votos válidos), o terceiro mais votado daquele pleito. No mesmo ano, no intuito de ampliar ainda mais seus conhecimentos na vida pública, concluiu Pós-graduação (MBA) em Gestão Pública, pela Faculdade da Aldeia de Carapicuíba (FALC).

Dr. Alessandro considera que a política nacional passa por uma transformação e nos municípios não é diferente. “Os munícipes têm participado com maior ênfase das questões de ordens públicas, o que motiva ainda mais as pessoas vestidas de cargos públicos a buscarem, dia após dia, meios de promoverem melhorias e desenvolvimento através das políticas públicas”.

O vereador destaca também a importância do papel do farmacêutico nesse cenário, uma vez que também é considerado um elo entre o paciente e as políticas de saúde, sendo um profissional com uma ótima visão do cenário local, no que tange os determinantes das problemáticas de ordem social e econômica, que fatalmente culminam em desarranjos nas áreas da saúde e da educação.

 

Departamento de Comunicação CRF-SP

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.