CRF-SP participa de encontro sobre amamentação na Zona Leste
São Paulo, 7 de agosto de 2017.
Para lembrar a importância da amamentação e o Dia Mundial da Amamentação (1º de agosto), o CRF-SP integrou as comemorações da 25ª Semana Mundial da Amamentação durante o evento “Juntos pela Amamentação”. O encontro reuniu profissionais de saúde e a população de São Mateus, na sede da igreja Assembleia de Deus, na zona leste de São Paulo, na sexta-feira (04).
Com o tema “Proteger a amamentação, construindo alianças sem conflito de interesse”, a campanha teve o objetivo de debater a importância do tema e incentivar políticas públicas sobre o aleitamento na região.
Os farmacêuticos da saúde pública da Zona Leste estão envolvidos na campanha e estiveram presentes no encontro. O CRF-SP foi representado por sua diretora regional, Dra. Alessandra Brognara, que participou da mesa de abertura, ao lado de representantes do poder público e gestores de saúde da cidade de São Paulo. O presidente do CRF-SP, Dr. Pedro Eduardo Menegasso, também prestigiou o encontro.
“Estou aqui como mãe para falar desta data importante para os farmacêuticos que abraçaram a causa do aleitamento materno. Pela primeira vez os farmacêuticos estão representados, trabalhando na orientação e fazendo parte desta ação como profissionais da área da saúde. Esta é uma conquista que irá engrandecer a nossa profissão”, falou a Dra. Alessandra Brognara.
Segundo a Dra. Thais Helena Lot, coordenadora da Comissão Assessora de Saúde Pública da seccional Leste, o CRF-SP está estreitamente ligado à campanha, além de oferece cursos para farmacêuticos visando o manejo de gestantes, saúde da mulher e amamentação. “A importância de o farmacêutico estar inserido na ação, está na sua capacidade de oferecer orientação e na intervenção dos medicamentos que a mãe toma. É o profissional da saúde que está na linha de frente, que tem mais acesso aos pacientes”, comentou.
A Dra. Camila Angelo, farmacêutica da UBS CDHU Palanque, contou que estruturou sua equipe para a atuação na questão do aleitamento em duas diretrizes, ações educativas para o comércio e ações para a população. “Nós usamos o comercio como porta de entrada porque os nossos pacientes são clientes do comercio”, comentou.
Além da orientação, os farmacêuticos fizemos ações dentro as unidades de saúde para arrecadação de chupetas e mamadeiras, incentivando a criança a largar esses bicos e desencorajando a mãe a oferecê-los, além de destinar os resíduos desse material para reciclagem e contribuindo com o meio ambiente.
Carlos Nascimento
Assessoria de Comunicação CRF-SP