No dia 25/04, farmacêuticos, gestores públicos, profissionais da área de Direito e outros profissionais da saúde debateram o panorama da judicialização da saúde no Estado de São Paulo na Câmara Municipal de Presidente Prudente. O evento foi o terceiro workshop realizado pelo CRF-SP para discutir a temática e a atuação do farmacêutico nesse contexto.
A dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, apresentou dados do Grupo Técnico de Apoio aos Municípios (GTAM) e a situação dos municípios da região foi apresentada pelo dr. Jorge Yochinobo Chihara, diretor técnico da DRS-11. Entre problemas relacionados à judicialização apontados por Chihara, está a falta de estrutura do SUS para atender a demanda relacionada à saíde.
“O grande desafio para nós, como profissionais da saúde, é aprimorar o SUS”, afirmou.
![]() |
Dr. Sylvio Ribeiro, juiz de Direito e coordenador do Comitê Estadual de Saúde, retornou ao evento e além de apresentar termos da judicialização da saúde, ressaltou a importância do farmacêutico para diminuir essas ações. “O papel do farmacêutico é essencial para que haja uma desjudicilização à medida que a sua atuação, ocorrendo junto com outros profissionais da saúde, pode contribuir para que o cidadão não precise recorrer à Justiça para ter acesso ao seu tratamento”.
![]() |
No final, os palestrantes compuseram a mesa de discussão juntamente com a dra. Rosilene Martins Viel, diretora regional da seccional de Presidente Prudente do CRF-SP, o secretário de Saúde do município, dr. Valmir da Silva Pinto, e o vereador José Geraldo de Souza.
José Geraldo de Souza, vereador de Presidente Prudente, dra. Rosilene Martins Viel, diretora regional da seccional de Presidente Prudente do CRF-SP, dra. Carmen Lígia Marques, chefe do departamento de assistência farmacêutica de São José do Rio Preto, dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP, dr. Sylvio Ribeiro, Juiz de Direito e coordenador do Comitê Estadual de Saúde, dr. Jorge Yochinobo Chihara, diretor técnico da DRS-11 e dr. Valmir da Silva Pinto, secretário de saúde de Presidente PrudenteJosé Geraldo de Souza, vereador de Presidente Prudente; dra. Rosilene Martins Viel, diretora regional da seccional de Presidente Prudente do CRF-SP; dra. Carmen Lígia Marques, chefe do departamento de assistência farmacêutica de São José do Rio Preto; dra. Raquel Rizzi, vice-presidente do CRF-SP; dr. Sylvio Ribeiro, juiz de Direito e coordenador do Comitê Estadual de Saúde; dr. Jorge Yochinobo Chihara, diretor técnico da DRS-11 e dr. Valmir da Silva Pinto, secretário de Saúde de Presidente Prudente
No dia 13/04, a diretora regional dra. Rosilene Martins Viel, ministrou juramento para dois novos farmacêuticos. Já o dia 07/04 teve agenda cheia com a Reunião GTAM, no município de Mirante do Paranapanema com a presença da dra. Rosilene Martins Viel e também a Reunião Comissão de Ética
Assessoria de Comunicação CRF-SP