Espaço CRF-SP

CRF-SP: 25.204
Observações

Conheça as atividades do Espaço CRF-SP

• Atividades de atendimento encerradas nesta unidade
Sem eventos

Câmara de Taquarituba homenageia CRF-SP e faz moção de repúdio aos cursos de graduação no formato EaD na área da Saúde

Câmara de Taquarituba, interior do Estado de SPCâmara de Taquarituba, interior do Estado de SP

O trabalho promovido pelo CRF-SP em favor da assistência farmacêutica integral, uso racional de medicamentos e de ações voluntárias como o Farmacêutico na Praça motivaram a Câmara de Taquarituba, interior de São Paulo, a realizar em outubro passado uma Moção de Congratulações à entidade, por iniciativa do vereador e também farmacêutico Dr. Éder Miano Pereira.

O ofício que apresenta a Moção tem como justificativas os “relevantes e imprescindíveis serviços são prestados pela referida instituição representativa dos profissionais farmacêuticos do Estado de São Paulo, dentre eles a luta pela aprovação da Lei Federal n°1321/2014, que dispõe sobre o exercício e fiscalização das atividades farmacêuticas reconhecendo a farmácia como estabelecimento de saúde. O Conselho Regional de Farmácia apoia a assistência farmacêutica integral, o uso racional dos medicamentos e a aproximação do profissional farmacêutico junto à população através de diversas ações, como por exemplo, “farmacêutico na praça”. Consideramos esse profissional imprescindível para a saúde pública, seja a nível municipal, estadual ou federal. A dedicação e o empenho desses voluntários são dignos de serem levados ao conhecimento de toda a nossa população. Seremos todos eternamente gratos a essas pessoas valentes e de valor inestimável”.

Não aos cursos de graduação EaD na sua totalidade

Na mesma sessão, também foram apresentadas uma Moção de Aplauso, também de autoria do Dr. Éder, que foi vice-diretor da Seccional de Avaré do CRF-SP em 2015, dirigida à farmacêutica Dra. Karina Perez Gabriel, servidora da Prefeitura de Taquarituba, em razão dos “relevantes serviços prestados à população pela Farmácia Municipal”, além da Moção de Repúdio aos cursos de graduação na área da saúde na modalidade em EaD na sua totalidade.

Como justificativa apresentada pelo vereador consta o fato de que “a exemplo dos cursos já em funcionamento nas áreas de enfermagem, educação física e serviço social, nota-se que os polos de EaD aparentemente não cumprem as exigências legais, não dispõem de equipamentos adequados e suficientes para atender o número de acadêmicos e não são fiscalizados de forma eficaz (apenas por mínima amostragem). ”

Ao centro, a diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Estavam, durante sessão na Câmara de Taquarituba em que foram emitidas as moções de congratulações ao CRF-SP, de aplauso a uma farmacêutica atuante no serviço público e de repúdio aos cursos de graduação EaD na área da saúdeAo centro, a diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Estavam, durante sessão na Câmara de Taquarituba em que foram emitidas as moções de congratulações ao CRF-SP, de aplauso a uma farmacêutica atuante no serviço público e de repúdio aos cursos de graduação EaD na área da saúde

O CRF-SP foi representado durante a sessão pela diretora regional de Avaré, Dra. Mauren Luciana Estevam, e pelo coordenador do Comitê de Assuntos Interinstitucionais, Dr. Carlos Morales. Na avaliação da Dra. Mauren, as moções propostas pelo vereador reforçam o trabalho do farmacêutico no serviço público e também o trabalho do Conselho pela valorização e reconhecimento desse profissional em todas as áreas de atuação. “Como voluntária, fico muito feliz com o destaque dado à entidade e me senti honrada em poder representar a diretoria na sessão da Câmara Municipal de Taquarituba. Ainda, a mobilização contra a graduação em EaD na área da saúde vem se juntar a vários outros manifestos semelhantes apoiados pelo CRF-SP e é fundamental para mostrar que a população, representada pelo poder Legislativo, está preocupada com a qualidade dos profissionais que podem se formar nesta modalidade. ”

Clique aqui para visualizar a Moção de Congratulações 22/2017