20º Congresso Farmacêutico de São Paulo terá 14 áreas temáticas

 

Grade do evento está sendo preparada de forma a oferecer conhecimento prático que já possa ser aplicado pelo profissional no dia seguinte ao Congresso

 

Presidente da Comissão Executiva do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, Prof. Dr. Leoberto Costa TavaresPresidente da Comissão Executiva do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo, Prof. Dr. Leoberto Costa TavaresSão Paulo, 5 de setembro de 2018

A 20ª edição do Congresso Farmacêutico de São Paulo, evento tradicional e reconhecido como um dos mais importantes da área no país, terá 14 áreas temáticas, todas elas direcionadas para o tema central “Inovação em produtos e serviços farmacêuticos”.

Entre as dezenas de palestras e wokshops simultâneos que ocorrerão nos dias 10, 11 e 12 de outubro, os farmacêuticos e acadêmicos poderão escolher temas relacionados às áreas de Fármacos e Medicamentos, Indústria Farmacêutica e de Alimentos, Logística e transporte, Saúde Pública, Educação Farmacêutica, Radiofármacos, Suplementos Alimentares e Alimentos Especiais, Análises Clínicas e Toxicológicas, Práticas Integrativas e Complementares, Farmácia Hospitalar, Farmácia Estética e Cosmetologia, Farmácia Magistral e Farmácia e Drogaria: gestão e serviços Farmacêuticos, contemplando assim todos os segmentos de atuação do farmacêutico. A divisão das áreas foi distribuída em um sistema chamado "espinha de peixe" (quadro abaixo). Uma inovação deste congresso é que cada área terá uma sala específica, facilitando a localização e o acesso do congressista.

 

Sistema Espinha de Peixe

 

De acordo com o Prof. Dr. Leoberto Costa Tavares, presidente da Comissão Executiva, o XX Congresso Farmacêutico de São Paulo será inovador e diferenciado. “Estamos trabalhando intensamente na grade de palestras e de outras atividades com objetivo de tornar o Congresso muito focado na prática farmacêutica, com temas que contribuam para aperfeiçoar e facilitar o dia-a-dia do profissional e que se possa aplicar na prática já no dia seguinte”, destacou.

Para o presidente da Comissão, o XX Congresso está sendo preparado para atender as grandes mudanças de paradigma pelas quais a profissão passa no momento, que proporciona ao farmacêutico maior poder decisório, novas áreas de atuação como a farmácia clínica, a farmácia estética e a vacinação entre outras. Dr. Leoberto lembra que entre 70 e 75% dos medicamentos utilizados hoje no país são isentos de prescrição médica, mas não deve prescindir da prescrição farmacêutica. “Precisamos nos aprofundar nesse segmento, fazer com que a população reconheça o trabalho do farmacêutico como profissional de saúde e que a prescrição do farmacêutico seja também reconhecida e necessária para o uso racional e adequados de medicamentos”.

Dr. Leoberto enfatiza também que o 20º Congresso terá como meta apresentar e discutir as mais recentes inovações em termos de produtos e serviços; aproximar o setor industrial do Farmacêutico, considerando sua nova forma de inserção na saúde e na sociedade, bem como ampliar as discussões das novas áreas do âmbito profissional Farmacêutico. “A equipe de profissionais e acadêmicos que trabalha no desenvolvimento do Congresso é norteada por esses objetivos. Pela competência dos profissionais envolvidos, não tenho dúvidas que teremos pleno êxito”. (Veja relação dos integrantes das Comissões Executiva, Científica e Técnica no final da reportagem) 

Outra novidade será a apresentação de experiências exitosas para que todos conheçam iniciativas que deram certo na prática cotidiana do farmacêutico e que sirva de incentivo aos demais profissionais

Paralelo ao XX Congresso acontece também o XII Seminário Internacional de Ciências Farmacêuticas, que reunirá nomes expressivos em todo o mundo e a Expofar 2019, uma feira de negócios com estandes de produtos e serviços inovadores que propiciará aos congressistas a interação com empresas de ponta, além do acesso a lançamentos do setor.

Para organizar um Congresso tão grandioso, foram constituídas quatro comissões: executiva, científica, de trabalhos científicos e técnica (quadro abaixo). Foram convidados professores e farmacêuticos de renome e experts nas diversas áreas de atuação. A diretoria do CRF-SP está confiante que este formato de organização propiciará a realização de um congresso farmacêutico de excelência.

 

Comissões Organizadoras do XX Congresso Farmacêutico de São Paulo

Comissão Executiva

Prof. Dr. Leoberto Costa Tavares (FCF-USP) – Presidente

Profa. Dra. Danyelle Marini (UNIFAI / FIMI / CRF-SP) – vice-Presidente

Dra. Luciana Canetto Fernandes (Servidor Público / CRF-SP)

Prof. Dr. Roberto Parise Filho (FCF-USP)

Prof. Dr. Fabio Ribeiro da Silva (UNG / CRF-SP)

Prof. Dr. Vinicius Martins Pedroso (IDVF)

Profa. Dra. Margarete Akemi Kishi (Mackenzie / CRF-SP)

Prof. Dr. Marcelo Polacow Bisson (FMABC / CRF-SP)

Prof. Dr. Cassyano Correr (Abrafarma)

Dr. Sergio Mena Barreto (Abrafarma)

 

Comissão Científica

Profa. Dra. Suely Vilela (FCFRP/USP) – Presidente

Profa. Dra. Elizabeth I. Ferreira (FCF/USP) – vice-Presidente

Prof. Dr. Lauro D. Moretto (ANF / Sindusfarma)

Prof. Dr. Rui Curi (Instituto Butantan / UnicSul)

Prof. Dr. Gustavo Alves Andrade dos Santos (Senac)

 

Comissão de Trabalhos Científicos

Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete (São Judas) - Coordenadora

Profa. Dra. Amouni M Mourad (Univ. Mackenzie)

Profa. Dra. Luciane M Ribeiro Neto (Centro Univ. São Camilo)

Prof. Dr. Eder de Carvalho Pincinato (Univ. Mackenzie)

Prof. Dr. Joao Paulo dos Santos Fernandes (Unifesp)

 

Comissão Técnica

Fármacos e Medicamentos - Prof. Dr. Roberto Parise Filho

Indústria Farmacêutica e de Alimentos - Dra. Rosana Miguel Messias Mastellaro

Logística e Transporte - Dr. Kleber dos Santos Fernandes

Saúde Pública - Dra. Melissa Sproesser Alonso

Educação Farmacêutica - Profa. Dra. Marise Bastos Stevanato

Radiofarmácia - Profa. Dra. Elaine Bortoleti de Araújo

Suplementos Alimentares e Alimentos Especiais - Prof. Dr. Luiz Fernando Moreira

Farmácia Clínica - Profa. Dra. Ana Cristina Lo Prete

Análises Clínicas e Toxicológicas - Prof. Dr. Paulo Caleb Junior de Lima Santos

Práticas Integrativas e Complementares - Profa. Dra. Margarete Akemi Kishi

Farmácia Magistral - Dra. Natascha Trolesi Cenachi

Farmácia Hospitalar - Dra. Lívia Maria Gonçalves Barbosa

Farmácia Estética e Cosmetologia - Dra. Valéria Maria de Souza Antunes

Farmácia e Drogaria: gestão e serviços farmacêuticos - Dr. Pedro Paulo Junior

 

 

CLIQUE AQUI PARA CONSULTAR OUTRAS NOTÍCIAS 

 

Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.