Presidente do CRF-SP se reúne com coordenadores de redes de Farmácia de São Paulo

As principais dificuldades para a implementação dos serviços de vacinação foram destaque do encontro

Grupos de representantes de redes de Farmácia atuantes no Estado de São PauloGrupos de representantes de redes de Farmácia atuantes no Estado de São Paulo

São Paulo, 18 de julho de 2018.

O CRF-SP realizou na quarta-feira (18), na capital, um encontro entre representantes de redes de farmácia atuantes no Estado de São Paulo. O objetivo foi apresentar um balanço do trabalho da diretoria nos primeiros seis meses de gestão e as próximas ações voltadas para a valorização profissional, bem como promover a troca de experiências sobre questões de interesse comum como a implementação do serviço de vacinas nesses estabelecimentos.

Na abertura, o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, falou do trabalho do Grupo Técnico de Coordenadores de Redes de Farmácia do CRF-SP, criado há quatro anos com o intuito de aprimorar o relacionamento da entidade com farmacêuticos que atuam nesses estabelecimentos, bem como atender necessidades específicas desses profissionais.

“Essa relação é de extrema importância porque as redes empregam a maior parte dos farmacêuticos, e nós temos total interesse em qualificar os colegas que atuam no varejo”, afirmou o Dr. Marcos.

Um dos destaques do encontro foi a troca de experiências sobre a implementação do serviço de vacinação nas farmácias, cuja regulamentação se deu após a publicação da Resolução 197/2017 da Anvisa. “A aplicação de vacinas nas farmácias é algo que facilita o acesso desse serviço à população de modo geral, pois a procura é muito grande. Entendemos que é um serviço viável e que pode ser realizado pelo farmacêutico, mas a realidade é que muitos estabelecimentos estão enfrentando inúmeras dificuldades para obter as licenças necessárias”. Dr. Marcos Machado, presidente do CRF-SPDr. Marcos Machado, presidente do CRF-SP

Uma das participantes que detalhou os problemas que a rede em que atua vem encontrando foi a Dra. Andréa Anversa Sprovieri, da Drogaria São Paulo, também coordenadora do Grupo Técnico de coordenadores de redes de Farmácia do CRF-SP. Entre os órgãos citados por ela com os quais a rede enfrenta dificuldades estão a Coordenadoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal Saúde de São Paulo (Covisa) e o próprio Ministério da Saúde, que ainda não disponibiliza o formulário para Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), como preconiza a Resolução 197/2017.

Entre as redes que já obtiveram sucesso nesse sentido, embora de forma mais ampla em estabelecimentos de outras localidades, é a Panvel, no evento representada pelo gestor farmacêutico Dr. Jauri Siqueira Jr.

“Das 400 filiais nos três estados do Sul e em São Paulo, mais de 50 já possuem salas de serviços farmacêuticos (dentre estas, pelo menos 14 de vacinação, em 26 cidades); dessas, duas são de São Paulo e estão em processo de legalização. Das unidades que já têm o serviço em andamento, posso dizer que tem sido um sucesso tanto por parte da população, como por parte dos médicos e prescritores em geral, eles veem com bons olhos e isso está consolidando a visão da farmácia como estabelecimento prestador de serviços de saúde, como prevê a lei 13.021/14”, disse o gestor da Panvel.

Dr. Jauri Siqueira elogiou a iniciativa do CRF-SP em manter o diálogo com as redes de farmácia. “É fundamental esse contato que o CRF-SP promove com as redes, gosto muito do atendimento de vocês, com certeza é um trabalho de referência aos outros conselhos do país. Ainda sobre a implementação efetiva dos serviços de vacinas, existe muitos desafios a serem vencidos e uma discrepância muito grande em relação ao tratamento dado às legislações, que são federais e deveriam ser seguidas de maneira igual em toda a esfera federal, mais isso não ocorre, infelizmente”, finalizou o farmacêutico.

O encontro dos coordenadores de redes de Farmácia com o presidente do CRF-SP teve o patrocínio da rede Extrafarma.

Renata Gonçalez

Departamento de Comunicação CRF-SP